PTBR/Prabhupada 1017 - Brahma Não é O Criador Original. O Criador Original é Krishna



720200 - Lecture SB 01.01.01 - Los Angeles

Agora, o processo é, assim como nos aproximamos de um professor, o mestre espiritual, para obter conhecimento. Então não havia criatura viva visível perante Brahma. Então, como ele conseguiu conhecimento? A resposta é "tene brahma hṛdā ya ādi-kavaye" 'Ādī-kavaye'. O primeiro ser vivo criado, Brahma, foi educado de dentro do coração. Isso significa Kṛṣṇa, Vāsudeva ou o Senhor Supremo, está situado no coração de todos. Ele está situado no coração de Brahma também. Ele está situado em seu coração, meu coração. E 'hṛdā' esta mesma palavra é usada. 'Hṛdā' significa coração. Então ele pode educar qualquer um de dentro do coração. Mas por que não estamos conscientes dEle? Teoricamente sabemos, mas praticamente em nosso estado condicionado não podemos entender como Ele está nos guiando. Mas ele está nos guiando. Isso é um fato. Brahma não é um ser vivo ordinário, portanto ele pode receber a direção do Senhor Supremo dentro do coração. Nós também podemos receber quando estamos qualificados, exatamente como Brahma.

Brahma apareceu para servir o Senhor. Para cumprir o desejo do Senhor. Assim como nós contratamos um carpinteiro, e eu peço a ele para fazer um armário para mim. Dou-lhe os ingredientes, ferramentas ou salários, e ele cria um armário. Da mesma forma, Deus criou os ingredientes, e o fabricante também, e Brahma criou esse universo. Mas ele não é o criador original. O criador original é Kṛṣṇa. Como tal, o proprietário original também é Kṛṣṇa porque Ele criou os ingredientes. Na verdade, quando trabalhamos no campo prático, os ingredientes nós não podemos criar. Suponha que construamos um prédio arranha-céu muito alto, mas os ingredientes, ou seja, a terra, pedra, madeira, ferro, que são os ingredientes da casa, esses não podemos criar. Isso é criado por Deus. Nós simplesmente transformamos. pegamos terra, partes de terra e misturamos com água. A água é criada por Deus. A terra é criada por Deus. Então nós misturamos e fazemos um pedaço, como tijolo, e o colocamos no fogo. O fogo também é criado por Deus. Desta forma, se estudarmos com cuidado, os ingredientes e os materiais que estamos manipulando, eles não são nossa criação. Eles são criação de Deus. Nós simplesmente lidamos com eles. E porque lidamos com eles, isso não se torna propriedade nossa. Isso é sentido.

Suponha que eu seja trabalhador, estou lidando com algumas outras coisas, materiais e preparando alguma coisa, isso não significa que quando a coisa é fabricada, completa, ela se torna minha propriedade. Não. Como isso pode ser? Portanto, a filosofia é que tudo pertence a Kṛṣṇa, Deus. Eu também pertenço a ele. E seja lá o que eu faço, fabrico, isso também pertence a ele. Este sentido para entender que tudo pertence a Deus. Eu também pertenço a Deus. Minha inteligência pertence a Deus. Os ingredientes ou elementos físicos com os quais trabalhamos, eles também pertencem a Deus. Então, onde está o direito para minha afirmação de que sou proprietário? Isso é chamado de ilusão. Então este movimento da consciência de Kṛṣṇa é destinado para reviver a consciência original da sociedade humana, porque nos gatos e cães ou animais, tal consciência não pode ser invocada. Eles estão tão abaixo e no estágio inferior da consciência, não é possível para eles entenderem ...