PTBR/Prabhupada 1018 - No começo, devemos adorar Radha-Krishna no nível de Laksmi-Narayana



730408 - Lecture SB 01.14.44 - New York

Pradyumna: Tradução: "Ou isso é que você está se sentindo vazio o tempo todo porque você pode ter perdido seu amigo mais íntimo, Lorde Kṛṣṇa? Ó meu irmão Arjuna, não consigo pensar em outra razão para você se tornar tão desanimado."

Prabhupāda: Então Kṛṣṇa era o amigo íntimo de Arjuna. Não apenas para Arjuna, todos os Pāṇḍavas. Então eles não podem tolerar a separação de Kṛṣṇa. Este é o sinal do devoto de Kṛṣṇa. Caitanya Mahaprabhu disse que "não tenho amor por Kṛṣṇa". Esse verso, agora eu esqueço ... Na prema-gandho 'sti (CC Madhya 2.45). "Então você não tem amor por Kṛṣṇa? Você está sempre chorando por Kṛṣṇa, e ainda assim diz que não tem amor por Kṛṣṇa? "Não, eu estou chorando só para fazer um show. Na verdade eu não sou devoto de Kṛṣṇa." "Por quê?" Que "porque se eu fosse um devoto de Kṛṣṇa, como eu poderia viver sem ele? Eu ainda não morri. Isso significa que não tenho amor por Kṛṣṇa. Este é o sinal do amor - que um amante não pode viver por um momento sem estar associado ao amado. Isso é sinal de amor.

Então este amor só pode ser apreciado entre Rādhā e Kṛṣṇa, ou entre as gopīs e Kṛṣṇa; não de outro jeito. Na verdade, não sabemos qual é o significado do amor. Assim como Caitanya Mahāprabhu disse, que

āśliṣya vā pāda-ratāṁ pinaṣṭu mām
adarśanān marma-hatāṁ karotu vā
yathā tathā vā vidadhātu lampaṭo
mat-prāṇa-nāthas tu sa eva nāparaḥ
(CC Antya 20.47, Śikṣāṣṭaka 8)
yugāyitaṁ nimeṣeṇa
cakṣuṣā prāvṛṣāyitam
śūnyāyitaṁ jagat sarvaṁ
govinda-viraheṇa me
(CC Antya 20.39, Śikṣāṣṭaka 7)

Govinda-vira. Vira significa separação. Significando, Rādhārani… Caitanya Mahāprabhu estava fazendo o papel de Śrīmatī Rādhārāṇī. Kṛṣṇa, quando Ele não conseguiu entender a si mesmo ... Kṛṣṇa é ilimitado. Ele é tão ilimitado que o próprio Kṛṣṇa não pode entender. Isso é ilimitado. O ilimitado não pode entender sobre a sua ilimitação. Portanto, Kṛṣṇa pegou o êxtase de Śrīmatī Rādhārāṇī, e esse é Śrī Caitanya Mahāprabhu. Aquela foto é muito legal : Kṛṣṇa, pegando o êxtase, o amor de Rādhārāṇī, aparece como Śrī Caitanya Mahāprabhu. Śrī-kṛṣṇa-caitanya rādhā-kṛṣṇa nahe anya (Grī Guru-paramparā 6). Então, adorando o Senhor Caitanya Mahāprabhu, você simultaneamente adora Rādhā e Kṛṣṇa. Rādhā-Kṛṣṇa é muito difícil de adorar. Então, o que quer que estejamos adorando Rādhā-Kṛṣṇa, isso é Rādhā-Kṛṣṇa em sua forma Nārāyaṇa - Lakṣmī-Nārāyaṇa. No começo nós devemos adorar Rādhā-Kṛṣṇa no nível de Lakṣmī-Nārāyaṇa, com admiração e veneração, seguindo muito estritamente as regras e regulamentos. Caso contrário, Rādhā-Kṛṣṇa em Vṛndāvana, eles, os devotos, eles não adoram Kṛṣṇa porque Ele é Deus, mas eles adoram Kṛṣṇa. Não adoração - está acima da adoração. É simplesmente por amor. Assim como amando o seu amor: isso não significa adoração. É espontâneo, negócio do coração. Então essa é a posição de Vrndavana. Então, mesmo que não estejamos no mais alto padrão do nível de Vṛndāvana, ainda assim, se não sentimos a separação de Kṛṣṇa, então devemos saber, que ainda não somos devotos perfeitos de Kṛṣṇa. Isso é desejado: sentir separação.