PTBR/Prabhupada 1024 - Se você seguir estes dois princípios, Krishna estará ao seu alcance



730408 - Lecture SB 01.14.44 - New York

Prabhupāda: Então às vezes a trapaça é necessária para a classe menos inteligente de homens. Mas nós não estamos trapaceando. Nós somos muito simples. Por que deveríamos trapacear? Kṛṣṇa diz,

man-manā bhava mad-bhakto
mad-yājī māṁ namaskuru
(BG 18.65)

Então nós dizemos: "Por favor, venha aqui. Aqui está Kṛṣṇa, e você simplesmente pensa nEle." Onde está a dificuldade? Aqui está Rādhā-Kṛṣṇa, e se você ver diariamente, naturalmente você terá impressão em sua mente sobre Rādhā e Kṛṣṇa. Então, em qualquer lugar, em qualquer lugar, você pode pensar em Rādhā-Kṛṣṇa. Onde está a dificuldade? Man-manā. Você canta Hare Kṛṣṇa. Assim que você canta "Kṛṣṇa", imediatamente você se lembra da forma de Kṛṣṇa no templo, nāma-rūpa. Então você está ouvindo sobre Kṛṣṇa; Você se lembra de Suas qualidades, Suas atividades, nāma, guṇa, rūpa, līlā, parikara, vasiṣṭha. Deste modo isto, isto... Você pode praticar. Onde está a dificuldade? Este é o começo da prática. Na verdade Kṛṣṇa está lá, mas porque eu não tenho olhos para ver Kṛṣṇa, eu estou pensando, "Aqui está... Onde está Kṛṣṇa? É uma pedra, uma estátua." Mas ele não sabe que a pedra também é Kṛṣṇa. Pedra também é Kṛṣṇa. A água também é Kṛṣṇa. A terra também é Kṛṣṇa. O ar também é Kṛṣṇa. Sem Kṛṣṇa, não há outra existência. Que o devoto possa ver. Portanto, sempre que ele vê até pedra, ele vê Kṛṣṇa. Aqui o ateu dirá que "você está adorando a pedra". Mas eles não estão adorando pedra; eles estão adorando Kṛṣṇa, porque sabem que não há nada, coisa alguma exceto Kṛṣṇa. Premāñjana-cchurita-bhakti-vilocanena (Bs. 5.38). Nesse estágio nós temos que chegar. Como você pode dizer que pedra não é Kṛṣṇa? Kṛṣṇa diz... Você tem que entender Kṛṣṇa como Kṛṣṇa falou.

Assim Kṛṣṇa diz no Bhagavad-gītā,

bhūmir āpo 'nalo vāyuḥ
khaṁ mano buddhir eva ca
bhinnā prakṛtir aṣṭadhā
(BG 7.4)

"Eles são meus." Assim como eu estou falando. Eu estou falando, está sendo gravado e nós vamos tocar novamente. O mesmo som virá. E se você sabe que "Aqui está nosso mestre espiritual..." Mas eu não estou lá. O som agora é diferente de mim. Bhinnā. Bhinnā significa "separado". Mas, assim que a gravação é tocada, todos saberão: "Aqui está Bhaktisid..., Bhaktivedanta Swami". Se você sabe. Então, isso requer educação. Que Kṛṣṇa...(pausa)

Então, ye yathā māṁ (BG 4.11))... Então, quanto mais você se envolver no serviço de Kṛṣṇa, mais você pode perceber Kṛṣṇa.

sevonmukhe hi jihvādau
svayam eva sphuraty adaḥ
(CC Madhya 17.136)

Então nosso processo é muito simples. Simplesmente empregue sua língua. Deixe de lado todos os outros sentidos. A língua é muito potente. E a língua é o nosso inimigo mais amargo, e a língua pode ser seu amigo mais íntimo. Esta língua. Portanto, o śāstra diz que sevonmukhe hi jihvādau: apenas empregue sua língua no serviço do Senhor, e Ele será revelado. Muito bom. Agora, o que fazemos com a língua? Nós falamos: falamos sobre Kṛṣṇa. Nós cantamos: cantamos Kṛṣṇa. Nós comemos: saboreamos, comemos Kṛṣṇa prasāda. Você vai entender Kṛṣṇa. Qualquer pessoa tola, qualquer um sem educação ou posição de vida, você pode usar sua língua para o serviço de Kṛṣṇa. Não coma nada que não seja comido por Kṛṣṇa - sua língua se tornará sua amiga mais íntima. E não fale nada, exceto Kṛṣṇa. Se você seguir estes dois princípios, Kṛṣṇa estará ao seu alcance. Muito obrigado.

Devotos: Jaya, haribol.