PTBR/Prabhupada 1045 - O que posso dizer? Todo Tolo Falará Algo Sem Sentido. Como Posso Verificar Isso?



751002 - Interview - Mauritius

Entrevistador (4): A filosofia indiana sempre ensinou que a luz vem de muitas lâmpadas. Mas você está pregando que ...

Prabhupāda: O que é?

Brahmānanda: Ele diz que a cultura indiana sempre ensinou que a luz vem de muitas lâmpadas.

Entrevistador (4): Que sua pregação consiste apenas do Gītā.

Prabhupāda: Sim. Essa é a luz suprema. Existem graus de luz. Há luz do sol e existe essa luz. Você não pode comparar essa luz com o sol. (risos) A luz vem de todos os lugares, mas isso não significa que a luz do sol e esta luz é a mesma.

Entrevistador (4): Não, o que eu ...

Prabhupāda: Primeiro de tudo você entende isso. Você questionou sobre a luz. Primeiro de tudo você entende que existem graus de luz. Você não pode dizer esta luz e a luz do sol é a mesma.

Entrevistador (4): Com isso, você quer dizer que aqueles que se adaptam à luz pelos ensinamentos vindos do Alcorão ou da Bíblia é a luz um pouco menor ... Prabhupāda: Esse é o seu ... Esse é o seu negócio para estudar. Mas nós damos a você a ideia de que a luz vem de todos os lugares. Há um vaga-lume. Essa luz também é luz e a luz do sol também é luz. Você não pode pensar que a luz da vaga-lume e a luz do sol são as mesmas. Agora é da sua conta ver qual é a luz do vaga-lume e qual é a luz do sol. Esse é o seu negócio.

Entrevistador (6) (homem indiano): Tem sido adequadamente argumentado, particularmente em países do Terceiro Mundo, que o seu movimento está sob as asas de certos países imperialistas. Você...?

Brahmānanda: Ele disse que há alguma alegação de que nosso movimento está ligado a certos países imperialistas.

Prabhupāda: Deixe-os dizer coisas sem sentido. O que posso dizer? Toda pessoa tola falará algo sem sentido. Como posso verificar isso? Existem tantas tolices; portanto, estamos tentando transformar todo esses tolos em seres humanos. Esse é o nosso programa. Enquanto ele é um tolo, ele continuará falando bobagem. O que eu posso fazer?

Entrevistador (4): Swāmījī, uma coisa que eu quero saber. Este śloka, de onde você tem, este śloka, lāvaṇyaṁ keśa-dhāraṇam? Este śloka, lāvaṇyaṁ keśa-dhāraṇam.

Prabhupāda: Sim. Está no terceiro capítulo do Décimo Segundo Canto do Srimad-Bhagavatam. Você tem todos os Bhāgavatas, Décimo Segundo Canto?

Puṣṭa Kṛṣṇa: Nós não temos isso aqui.

Prabhupāda: Então você pode anotar isso.