PTBR/Prabhupada 1053 - Porque Você Tem que Administrar a Sociedade, Não Significa Que Você Esqueça a Coisa Real



750522 - Conversation B - Melbourne

Prabhupāda: Seu corpo, você mesmo, tudo pertence a Deus. Este corpo é corpo material. Essa energia material, terra, água, ar, fogo - tudo pertence a Deus. Este mar pertence a Deus, água, vasta água. Você não criou, nem seu antepassado criou. Então este corpo é feito de terra, água, ar, fogo, cinco elementos. Então o seu ... O corpo também é de Deus. Enquanto eu sou alma, também sou parte e parcela de Deus. Então tudo pertence a Deus. Esta é a consciência de Kṛṣṇa. Estamos falsamente afirmando que "é nosso". Isso é māyā. Māyā significa o que não é o fato. Esse é o significado de māyā.

Madhudviṣa: Śrīla Prabhupāda, este conceito de que tudo pertence a Deus, não pode funcionar a menos que todos acreditem que tudo pertence a Deus.

Prabhupāda: Então todo mundo pode estar louco. Isso não muda o fato. Se algum louco entra nesta sala e ele quer lutar: "Eu sou o proprietário. Você sai", então esse não é o fato.

Raymond Lopez: Eu posso entender, você estava falando sobre o mar e assim por diante. Mas é para as pessoas usarem.

Prabhupada: Usar. Você pode usar. Tena tyaktena bhuñjīthāḥ (ISO 1). Essa é a injunção védica. O que é dado a você, você o usa. Assim como um cavalheiro tem cinco filhos. Ele dá a um filho: "Esta é a sua propriedade. Esta é a sua propriedade. Isso você pode usar." Mas os filhos devem reconhecer que "Isto é propriedade do pai. Ele nos deu". Similarmente, no śāstra védico é dito que "Tudo pertence a Deus, e tudo o que Ele te deu, você pode usar. Não abuse dos outros ".

Raymond Lopez: Mas se Ele deu ... Você estava dizendo que se Ele te deu algo e não abuse dos outros, mas há certas coisas que uma pessoa tem, ou um grupo de pessoas tem, que, penso eu, realmente pode ser dito que ...

Prabhupāda: E originalmente nós temos que aceitar, tudo pertence a Deus. Assim como pai e filhos. O filho deve saber: "A propriedade é do pai". Esse é o conhecimento real. Agora, "Tudo o que o pai me deu, eu vou usar. Por que eu abusaria dos outros, meu outro irmão, aquilo que ele recebeu do pai? " Isso é bom senso. "Por que devo lutar com meu outro irmão? Meu pai lhe deu essa propriedade, então deixe ele usar isso, e seja lá o que for que ele me deu, deixe-me usar isso. Por que eu abusaria da sua propriedade? "Isso é bom senso.

Raymond Lopez: Eu posso entender quando você diz: "Não interfira na propriedade dos outros." E eu acredito, se eu entendi corretamente, o que você está dizendo é que Se você tem alguma coisa, se alguém lhe deu alguma coisa e alguém quer usá-la, então deixe-a. Eu posso entender isso. Mas você não chega ao ponto, e você não pode chegar ao ponto às vezes, que por algum motivo ou outro você não quer que ele use aquilo?

Prabhupāda: Eu não quero usar minha coisa?

Madhudviṣa: Ele está dizendo que se alguém não quiser ... Se você não quer que alguém use o que você tem. Se alguém tentar pegar a força ...

Prabhupāda: Não, isso é outra coisa.

Raymond Lopez: A situação pode surgir quando você não quer que alguém use o que você está usando por alguma razão em particular. Você pode estar usando você mesmo naquele momento. Essa situação pode surgir que você não quer ...

Madhudviṣa: Estamos acreditando que tudo pertence a Deus. Se alguém não acredita nesse conceito e tenta usar o que ...

Prabhupāda: Isso é errado, isso eu digo. Essa concepção é errada.

Wally Strobes: Bem, como você concilia, ou como você resolve uma situação ... Se tudo pertence a Deus, nós temos que administrar a sociedade e ...

Prabhupāda: Mas você não esquece que tudo pertence a Deus. Porque você tem que administrar a sociedade, isso não significa que você esqueça a coisa real.

Raymond Lopez: Então eu realmente não me oponho a essa ideia. Mas a coisa é que nosso, o sistema em que estamos trabalhando tem conceitos diferentes.

Prabhupāda: Deve ser corrigido. Deve ser retificado.

Raymond Lopez: Deve ser, desculpe?

Prabhupāda: retificado.

Madhudviṣa: retificado.