PTBR/Prabhupada 1058 - O orador do Bhagavad-gītā é o Senhor Śrī Krishna



660219-20 - Lecture BG Introduction - New York

O orador do Bhagavad-gītā é o Senhor Śrī Kṛṣṇa. Ele é mencionado em todas as páginas do Bhagavad-gītā, como a Suprema Personalidade de Deus, Bhagavān. É claro, "bhagavān" às vezes é usado para designar qualquer pessoa poderosa ou qualquer semideus poderoso, mas aqui bhagavān é certamente designado para Śrī Kṛṣṇa, uma grande personalidade, mas, ao mesmo tempo, temos de saber que o Senhor Kṛṣṇa, como Ele é confirmado por todos os ācāryas... quero dizer, mesmo Śaṅkarācārya, Rāmānujācārya, Madhvācārya, Nimbārka Svāmī e Śrī Caitanya Mahāprabhu e muitos outros. Na Índia, houve muitos estudiosos fidedignos e ācāryas, Quero dizer, autoridades do conhecimento védico. Todos eles, incluindo Śaṅkarācārya, aceitaram Śrī Kṛṣṇa como a Suprema Personalidade de Deus. O próprio Senhor também se estabeleceu como a Suprema Personalidade de Deus, no Bhagavad-gītā. Ele é aceito assim pelo Brahmā-saṁhitā e todos os Purāṇas, especialmente pelo Bhāgavata Purāṇa: Kṛṣṇas tu bhagavān svayam (SB 1.3.28). Então, por isso devemos tomar o Bhagavad-gītā Como Ele é instruído pela própria Personalidade de Deus. Assim, no quarto capítulo do Bhagavad-gītā, o Senhor diz:

imaṁ vivasvate yogaṁ
proktavān aham avyayam
vivasvān manave prāha
manur ikṣvākave 'bravīt
(BG 4.1)
evaṁ paramparā-prāptam
imaṁ rājarṣayo viduḥ
sa kāleneha mahatā
yogo naṣṭaḥ parantapa
(BG 4.2)
sa evāyaṁ mayā te 'dya
yogaḥ proktaḥ purātanaḥ
bhakto 'si me sakhā ceti
rahasyaṁ hy etad uttamam
(BG 4.3)

A ideia é... O Senhor disse a Arjuna que "Este yoga, este sistema de yoga, Bhagavad-gītā, foi falado pela primeira vez por Mim ao deus do Sol e o deus do Sol explicou-o a Manu. Manu explicou-o à Ikṣvāku, e, dessa forma, por sucessão discipular, um após o outro, este sistema de yoga está chegando, e no decorrer do tempo esse sistema se perdeu. E, portanto, eu estou falando para você o mesmo sistema de yoga, novamente, o mesmo antigo sistema de yoga do Bhagavad-gītā, ou Gītopaniṣad. Porque você é Meu devoto e Meu amigo, portanto, é somente possível para você entendê-lo."

Agora, o significado é que o Bhagavad-gītā é um tratado destinado especialmente ao devoto do Senhor. Existem três classes de transcendentalistas, nomeadamente o jñānī, o yogī e o bhakta. Ou o impersonalista, o meditador, e os devotos. Então aqui é claramente mencionado. O Senhor diz a Arjuna que "Eu estou falando ou eu estou fazendo de você o primeiro homem do paramparā. Como o velho paramparā ou sucessão discipular foi rompido, portanto, Eu gostaria de estabelecer novamente outro paramparā na mesma linha de pensamento descendente, vinda do deus do Sol para os outros. Então você, tome-o e distribua-o. Ou o sistema, o sistema de yoga do Bhagavad-gītā pode agora ser distribuído através de você. Você se torna a autoridade em compreensão do Bhagavad-gītā". Ora, aqui está uma direção que mostra que o Bhagavad-gītā é especialmente instruído a Arjuna, o devoto do Senhor, o aluno direto de Kṛṣṇa. E não só isso, ele está intimamente em contato com Kṛṣṇa como amigo. Portanto, o Bhagavad-gītā é compreendido por uma pessoa que tem qualidades semelhantes, como Kṛṣṇa. Isso significa que ele deve ser um devoto, ele deve estar em relação, relação direta com o Senhor.