PTBR/Prabhupada 1064 - O Senhor vive dentro do coração de cada ser vivo



660219-20 - Lecture BG Introduction - New York

O supremamente consciente, Ele vai ser explicado no Bhagavad-gītā no capítulo onde a distinção entre jīva e īśvara é explicada. Kṣetra-kṣetra-jña. Este kṣetra-jña foi explicado, que o Senhor também é kṣetra-jña, ou consciente, e os jīvas, ou os seres vivos, eles também são conscientes. Mas a diferença é que um ser vivo é consciente de seu corpo limitado, mas o Senhor é consciente de todos os corpos. Īśvaraḥ sarva-bhūtānāṁ hṛd-deśe 'rjuna tiṣṭhati (BG 18.61).

O Senhor vive dentro do coração de cada ser vivo, Ele, portanto, está consciente dos movimentos psíquicos, das atividades, de cada jīva particular. Não devemos esquecer. Também foi explicado que o Paramātmā, ou a Suprema Personalidade de Deus, está vivendo no coração de todos como īśvara, como o controlador, e Ele está dando direção. Ele está dando direção. Sarvasya cāhaṁ hṛdi sanniviṣṭhaḥ (BG 15.15). Ele está situado no coração de todos, e Ele dá instrução para a entidade viva agir como ela deseja. A entidade viva esquece-se dos atos que deve executar. Em primeiro lugar, a entidade viva resolve agir de uma certa maneira, e então enreda-se nas ações e reações de seu próprio karma. Mas depois de abandonar um tipo de corpo, quando aceita um outro tipo de corpo... Assim como nós trocamos um estilo de roupa, um tipo de roupa, por um outro tipo de roupa, da mesma forma, é explicado neste Bhagavad-gītā que vāsāṁsi jīrṇāni yathā vihāya (BG 2.22). À medida em que uma pessoa veste roupas diferentes, da mesma forma as entidades vivas, elas também estão aceitando corpos diferentes, através da transmigração da alma, e com isso trazendo as ações e reações de suas atividades passadas. Então, essas atividades podem ser alteradas quando um ser vivo está no modo da bondade, em sanidade, e ele entende que tipo de atividades ele deve adotar, e se o fizer, então todas as ações e reações de suas atividades passadas podem ser alteradas. Portanto o karma não é eterno. Outras coisas, dos quatro, cinco itens—īśvara, jīva, prakṛti, kāla e karma — estes quatro itens são eternos, enquanto o karma, o item conhecido como karma, não é eterno.

Agora o īśvara consciente, o īśvara supremamente consciente, a diferença entre o īśvara supremamente consciente, ou o Senhor, e o ser vivo é, nas atuais circunstâncias, é assim. A consciência, a consciência de, tanto do Senhor e das entidades vivas, eles são, esta consciência é transcendental. Não é que essa consciência é gerada pela associação da matéria. Essa é uma idéia equivocada. A teoria de que a consciência se desenvolve em determinadas circunstâncias de combinação material não é aceita no Bhagavad-gītā. Não é possível. A consciência pode ser pervertidamente refletida pela cobertura de circunstâncias materiais, assim como a luz refletida através de um vidro colorido pode parecer assumir a mesma cor. Da mesma forma, a consciência do Senhor não é materialmente afetada. O Senhor Supremo, assim como Kṛṣṇa, Ele diz que mayādhyakṣeṇa prakṛtiḥ (BG 9.10). Quando Ele desce neste mundo material, Sua consciência não é materialmente afetada. Tivesse Sua consciência sido afetada materialmente, Ele seria desqualificado para falar sobre o assunto transcendental do Bhagavad-gītā. Ninguém pode dizer nada sobre o mundo transcendental sem ser livre da consciência materialmente contaminada. Então, o Senhor não foi materialmente contaminado. Mas a nossa consciência, no momento presente, é materialmente contaminada. Então tudo se resume a, como o Bhagavad-gītā ensina, à necessidade de purificar a consciência materialmente contaminada, e nessa consciência pura, as ações serão executadas. Isso nos fará felizes. Nós não podemos parar. Nós não podemos parar a nossa atividade. As atividades é que devem ser purificadas. E estas atividades purificadas são chamadas de bhakti. Bhakti significa que elas são, elas parecem idênticas às atividades ordinárias, mas elas não são atividades contaminadas. São atividades purificadas. Então, uma pessoa ignorante pode ver que um devoto está trabalhando como um homem comum, mas uma pessoa com pobre fundo de conhecimento, ela não sabe que as atividades de um devoto ou as atividades do Senhor, elas não estão contaminadas pela consciência impura da matéria, pela impureza dos três gunas, ou modos da natureza, mas é uma consciência transcendental. Portanto, a nossa consciência é materialmente contaminada, deveríamos saber disso.