PTBR/Prabhupada 0984 - Hindus têm um deus e Cristâos têm outro deus. Não. Deus não pode ser dois



720905 - Lecture SB 01.02.07 - New Vrindaban, USA

Então, ontem estávamos discutindo, o que é o sistema religioso de primeira classe. Sa vai puṁsāṁ paro dharmaḥ yato bhaktir adhokṣaje (SB 1.2.7). O teste é que as pessoas estão muito entusiasmadas para lutar, "Minha religião é melhor." "Eu sou hindu. Nossa religião é muito boa." Alguém diz: "Não, somos cristãos, nós somos... Nossa religião é muito boa". Alguém Muhammad, esta disputa está acontecendo. Na história européia houve luta, cruzada entre grupos religiosos. Em nosso país, na Índia, houve luta entre hindus e muçulmanos. Qual o significado dessa luta? Na verdade, quando alguém é consciente de Deus, ele conhece Deus, então onde está a chance de lutar? Yasya deve parā ... Porque um deveria ser... Se realmente alguém é consciente de Deus, yasyāsti bhaktir bhagavaty akiñcanā (SB 5.18.12). A literatura védica nos dá informações, que, na verdade, se alguém é um devoto de Deus...

Deus é um, Deus não pode ser dois. Não é que os Hindus têm um Deus e os Cristãos tenham outro Deus. Não. Deus não pode ser dois. Então não pode haver nenhuma competição entre Deuses. "Eu sou Deus." Assim como hoje em dia tornou-se moda, tantos deuses, patifes estão chegando, "eu sou Deus". Ele diz: "Eu sou Deus", "eu sou Deus", "eu sou Deus". Agora quantos Deuses existem? Não, Deus é um, eko brahma dvitīya nāsti, esta é a injunção védica. Assim como o sol. O sol é um. Pelo nosso exemplo prático. Você não pode dizer que "este é o sol americano" e "este é o sol indiano". ou "é sol africano". O sol é um. Veja, se uma criação de Deus é uma, e é tão poderosa... O sol é uma das criações de Deus. Existem milhões de sóis. Nós podemos ver apenas um. Então, se um sol criado por Deus pode fazer tanto trabalho, pode distribuir tanto calor e luz, apenas imagine o quão poderoso é o criador do sol. Isso é senso comum. Então, nós obtemos informações do Bhagavad-gītā... (aparte: ) Rūpānuga você pode vir aqui.

ahaṁ sarvasya prabhavaḥ
mattaḥ sarvaṁ pravartate
iti matvā bhajante māṁ
budhā bhāva-samanvitāḥ
(BG 10.8)


Ahaṁ sarvasya prabhavaḥ. Tudo o que vemos, o que quer que seja, todos esses são emanação de Deus. Esse é o veredicto do Vedānta-sūtra também. Simples. Se você quer saber o que é Deus, o Vedānta-sūtra nos informa muito, em duas palavras, muito simples: "Deus, ou a Verdade Absoluta, é aquele que é a fonte de tudo." Janmādy asya yataḥ (SB 1.1.1. A fonte original de quem tudo está vindo, Ele é Deus. Definição muito simples. Qualquer um pode entender. Se você descobrir... Esse é o nosso inqu... Filosofia significa inquirir. Athāto brahma jijñāsā - perguntar.