PT/Prabhupada 0098 - Atrai-te Pela Beleza de Krishna



The Nectar of Devotion -- Vrndavana, November 11, 1972

Madana-mohana. Madana significa atracção sexual. Madana, atracção sexual, Cupido, e Kṛṣṇa chama-se Madana-mohana. A pessoa pode negligenciar a atracção sexual se ficar atraída por Kṛṣṇa. Essa é a prova- Madana atrai neste mundo material. Estão todos atraídos pela vida sexual. O mundo material completo existe na base da vida sexual. Essa é a realidade. Yan maithunādi-gṛhamedhi-suhkhaṁ hi tuccham (SB 7.9.45). Aqui, a felicidade, a assim chamada felicidade é maithuna, maithunādi. Maithunādi quer dizer que a felicidade neste mundo começa com maithuna, relação sexual. Geralmente, as pessoas... uma pessoa casa-se. E o propósito é satisfazer o desejo sexual. Depois vêm os filhos. E por sua vez, quando os filhos crescem, eles, a filha casa com um outra rapaz e o filho casa com outra rapariga. E isso acontece com o mesmo propósito: sexo. Depois vêm os netos. Esta é a felicidade material- śriyaiśvarya-prajepsavaḥ. Falamos sobre isto há uns dias. Śrī quer dizer beleza, aiśvarya significa riqueza, e prajā quer dizer geração. Geralmente as pessoas gostam disto-boa família, bom saldo bancário, e boa esposa, boa filha, nora. Se uma família tem mulheres bonitas, riquezas, e grandes..., e muitas crianças, diz-se que tem sucesso. Diz-se que tal chefe de família é o homem com mais sucesso. O śāstra diz, "Que tipo de sucesso é esse? Esse sucesso começa com a relação sexual. Isso é tudo. E depois vem a manutenção." Portanto, yan maithunādi-gṛhamedhi-sukhaṁ hi tuccham (SB 7.9.45). Neste mundo, a felicidade começa com a vida sexual, maithunādi. Podemos adorna-la muito bem, mas este maithuna, esta felicidade proveniente da vida sexual, existe nos porcos. Os porcos também comem todo o dia, aqui e ali, "Onde está o excremento? Onde está o excremento?" e fazem sexo indiscriminadamente. Os porcos não distinguem se é com a mãe, com a irmã ou com a filha. Por isso o śāstra diz, "Aqui, neste mundo material, estamos enredados, encarcerados neste mundo material só para praticar vida sexual." Esse é o Cupido. O Cupido é o deus da vida sexual, Madana. A menos que a pessoa seja induzida por Madana, Cupido, não fica atraída pela vida sexual. E o nome de Kṛṣṇa é Mādana-mohana. Mādana-mohana quer dizer que aquele que se atrai por Kṛṣṇa, esquece-se do prazer derivado da vida sexual. Essa é a prova. Portanto, o Seu nome é Mādana-mohana. Aqui está Mādana-mohana. Sanātana Gosvāmī adorava Mādana-mohana. Madana ou Mādana. Mādana quer dizer louco. E Madana, o Cupido.

Todos estão enlouquecidos pelo impulso da vida sexual. Existem muitos lugares... No Bhāgavatam explica-se, puṁsaḥ striyā mithunī-bhāvam etat tayor mitho hṛdaya-granthim āhur. Todo o mundo material funciona pela atracção do homem pela mulher e da mulher pelo homem. E movidos por essa atracção, quando se unem, o seu apego por este mundo material torna-se mais e mais intenso. E deste modo, quando se unem, ou depois de se casarem, uma mulher e um homem, procuram uma bonita casa, gṛha; kṣetra, actividades, negócios, empresa ou campo agrícola. Porque têm que ganhar dinheiro para adquirir alimento. Gṛha-kṣetra; suta, crianças; e āpta, amizades; vitta, riqueza. Ataḥ gṛha-kṣetra-sutāpta-vittair janasya moho 'yam (SB 5.5.8). A atracção por este mundo material torna-se mais e mais forte. A isto chama-se madana, atracção por madana. Mas o nosso dever não é o de ficar atraído pelo brilho deste mundo material, mas sim ficarmos atraídos por Kṛṣṇa. Este é o movimento para a consciência de Kṛṣṇa. A menos que tenhamos atracção pela beleza de Kṛṣṇa, teremos que nos satisfazer pela beleza, pela falsa beleza deste mundo material. Portanto, Śrī Yamunācārya disse que: yadāvadhi mama cetaḥ kṛṣṇa-padāravindayor nava-nava-dhāma rantum āsīt: "Desde que me sinto atraído pela beleza de Kṛṣṇa e comecei a servir os Seus pés de lótus, e tenho adquirido energia renovada, desde essa altura, logo que penso em relações sexuais, quero cuspir no pensamento." Isto é vitṛṣṇā, não mais atracção... O ponto central de atracção neste mundo material é a vida sexual, e quando a pessoa se desapega da vida sexual... Tadāvadhi mama cetaḥ...,

yadāvadhi mama cetaḥ kṛṣṇa-padāravindayor
nava-nava-(rasa-)dhām(anudyata) rantum āsīt
tadāvadhi bata nārī-saṅgame smaryamāne
bhavati mukha-vikāraḥ suṣṭu niṣṭhīvanaṁ ca

"Logo que penso em relações sexuais, a minha boca contorna-se imediatamente e quero cuspir no pensamento." Portanto, Kṛṣṇa é Madana-mohana. Madana, atrai a todos pela vida sexual, e Kṛṣṇa, quando nos atraímos por Kṛṣṇa, madana é derrotado. Quando madana é derrotado, conquistamos este mundo material. Caso contrário, é muito difícil.