PT/Prabhupada 0099 - Como Ser Reconhecidos por Krishna



Lecture on BG 13.4 -- Bombay, September 27, 1973

Assim como nós observamos diferentes classes de pessoas, apesar de viverem em Mumbai, ou em qualquer outra cidade, de igual modo, as entidades vivas não estão todas da mesma qualidade. Algumas estão em contacto com modo material da bondade, outras estão em contacto com o modo material da paixão, e algumas estão em contacto com o modo material da ignorância. Aquelas que estão em ignorância são comparadas a terem caído na água. Quando o fogo cai na água extingue-se completamente. E quando a fagulha cai na erva seca, aproveita-se dessa erva seca, e aumenta o fogo. De novo torna-se fogo. Similarmente, as pessoas que estão no modo da bondade, podem facilmente despertar a sua consciência de Krsna. No Bhagavad-gita está afirmado; yesam tv anta-gatam papam. Por que é que as pessoas não visitam este templo? O problema é que algumas pessoas estão em densa ignorância. Na mam duskrtino mudhah prapadyante naradhamah (BG 7.15). Não se podem aproximar. Aquelas pessoas que simplesmente estão ocupadas em actividades pecaminosas não podem apreciar a consciência de Krsna. Isso não lhes é possível, apesar da oportunidade estar disponível para todas. Nós animamos as pessoas, "Por favor venham cá. Por favor..." Em nome de Krsna, esse é o nosso dever. Assim como Krsna vem pessoalmente para ensinar o Bhagavad-gita e pede a todas as pessoas, sarva-dharman parityajya mam ekam saranam vraja (BG 18.66), nós também temos esse dever.

Portanto, Krsna aprecia muitíssimo, "Oh, estas pessoas estão a actuar em Meu nome. Não preciso ir lá. Eles aceitaram fazer aquilo que Eu faço." Qual é o nosso dever? Simplesmente pedimos às pessoas, "Por favor, rendam-se a Krsna." Por isso, nós somos muitos queridos. Krsna diz na ca tasman manusyesu kascin me priya-krttamah (BG 18.69). Actuamos, para sermos reconhecidos por Krsna.

Não nos importa se alguém se converte ou não à consciência de Krsna. O nosso dever é animar. Isso é tudo. "Meu querido senhor, por favor vem ver a Divindade de Krsna, oferecer namaskara, comer prasada, e depois volta para a tua casa." Mas as pessoas não concordam. Porquê? Porque este tema não pode ser aceite por pessoas que estão cheias de actividades pecaminosas. Portanto, Krsna diz, yesam tv anta-gatam papam. A pessoa que abandonou completamente as suas actividades pecaminosas, yesam tv anta-gatam papam jananam punya-karmanam. Quem é que se pode libertar das actividades pecaminosas? Aquela pessoa que está sempre ocupada em actividades piedosas. Se estamos sempre ocupados em executar actividades piedosas, onde é que está a possibilidade de cometer actividades pecaminosas? Portanto, a actividade mais piedosa é a de pronunciar o maha-mantra Hare Krsna. Se estivermos sempre ocupados, Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, se a nossa mente estiver sempre ocupada em consciência de Krsna, não haverá espaço para outras coisas surgirem em nossa mente. Este é o processo da consciência de Krsna. Logo que nos esquecemos de Krsna, maya apresenta-se e ficamos imediatamente capturados.