PT/Prabhupada 0101 - Nossa vida saudável é desfrutar a vida eterna



Press Conference -- April 18, 1974, Hyderabad

Convidado (1): Qual é o objectivo último desta consciência de Kṛṣṇa?

Prabhupāda: Sim, o objectivo último é.... Não. A noção última é que existe espírito e matéria. E existe mundo material e também mundo espiritual. Paras tasmāt tu bhāvaḥ anyaḥ avyaktaḥ avyaktāt sanātanaḥ (BG 8.20). O mundo espiritual é eterno. O mundo material é temporário. Somos almas espirituais. Somos eternos. Portanto, o nosso dever é regressar ao mundo espiritual, não o de permanecer no mundo material mudando de corpo mau a pior ou de pior a mau, ou seja, bom. Esse não é o nosso dever. Isso é uma doença. A nossa vida saudável é desfrutar de vida eterna. Yad gatvā na nivartante tad dhāma paramaṁ mama (BG 15.6). A nossa vida humana deve ser utilizada para alcançar esse estágio perfeito- não o de adquirir mais corpos materiais os quais temos que mudar. Essa é a meta da vida.

Convidado (2) Essa perfeição é possível numa vida?

Prabhupāda: Sim, num momento, se concordarmos. Kṛṣṇa diz,

sarva-dharmān parityajya
mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja
ahaṁ tvāṁ sarva-pāpebhyo
mokṣayiṣyāmi mā śucaḥ
(BG 18.66)

Mudamos de corpo devido às actividades pecaminosas, mas se nos rendermos a Kṛṣṇa e adoptarmos a consciência de Kṛṣṇa, situamo-nos imediatamente na plataforma espiritual.

māṁ ca yo 'vyabhicāreṇa
bhakti-yogena sevate
sa guṇān samatītyaitān
brahma-bhūyāya kalpate
(BG 14.26)

Quando nos tornamos devotos puros de Kṛṣṇa, transcendemos imediatamente esta plataforma material. Brahma-bhūyāya kalpate. Permanecemos na plataforma espiritual. E se morrermos na plataforma espiritual, iremos ao mundo espiritual.