PT/Prabhupada 0112 - Algo, é Julgado pelo Resultado



Television Interview -- July 29, 1971, Gainesville

Jornalista: Tal como eu mencionei anteriormente, o senhor chegou a este país em 1965, seguindo as instruções de seu mestre espiritual. A propósito, quem foi o seu mestre espiritual?

Prabhupada: O meu mestre espiritual foi Om Visnupada Paramahamsa Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Prabhupada.

Jornalista: Nesta sucessão de discípulos de que falávamos anteriormente, a linha de sucessão de discípulos que remonta há muito tempo, até chegar ao próprio Krsna, não é verdade, o seu mestre espiritual foi o anterior a você?

Prabhupada: Sim. A sucessão de discípulos emana de Krsna, desde há 5000 anos.

Jornalista: O seu mestre espiritual ainda está vivo?

Prabhupada: Não. Faleceu em 1936.

Jornalista: Então, o senhor será, neste momento particular, o líder deste movimento no mundo? Está certo o que eu disse?

Prabhupada: Tenho muitos irmãos espirituais, mas fui particularmente incumbido de fazer isto desde o começo. Estou a tentar agradar o meu mestre espiritual. É só isso.

Jornalista: O senhor foi enviado a este país, os Estados Unidos da América. Este é o seu território. É isso?

Prabhupada: O que ele me disse sobre o território foi o seguinte, "Vai, e explica esta filosofia ao público de língua inglesa."

Jornalista: Ao mundo de língua inglesa.

Prabhupada: Sim. E especialmente no mundo Ocidental. Sim. Ele disse-me isso.

Jornalista: Quando o senhor chegou a este país há 15 ou 16 anos e começou...

Prabhupada: Não, não. Não há 15 ou 16 anos.

Jornalista: Há cinco ou seis anos. Peço desculpa. O senhor está consciente que não veio a uma parte do mundo onde estivesse a faltar a religião. Existem muitas religiões nos Estados Unidos de América e as pessoas são crentes, na sua grande maioria, são pessoas religiosas, pessoas que acreditam em Deus, que se devotam a algum tipo de expressão religiosa. E pergunto-me qual foi a ideia que o trouxe cá. O que é que o senhor poderia dar às expressões religiosas já existentes. neste país, vindo cá com a sua própria filosofia?

Prabhupada: Quando cheguei pela primeira vez ao vosso país, vim como convidado de um amigo indiano que vivia em Butler.

Jornalista: Em Pennsylvania.

Prabhupada: Pennsylvania. Sim Apesar de ser uma localidade pequena fiquei muito feliz de ver muitas igrejas.

Jornalista: Muitas igrejas. Sim. Sim.

Prabhupada: Sim. Muitas igrejas. E discursei em muitas das igrejas de lá. A pessoa que me convidou fez esses arranjos. A minha missão não é a de derrotar os outros processos religiosos. Essa não é a minha missão. A nossa missão, a missão do Senhor Caitanya é a de ensinar a todas as pessoas a como amar a Deus. Só isso.

Jornalista: Seguindo o seu raciocínio senhor, e permita-me perguntar, de que maneira o senhor pensou, e pensa neste momento, que os ensinamentos de amor a Deus que o senhor está a praticar são diferentes, ou talvez melhores, que os ensinamentos de amor a Deus já existentes neste país e que têm sido seguidos no mundo Ocidental há séculos?

Prabhupada: Isso é um facto. Nós seguimos os passos do Senhor Caitanya. Ele é considerado... Ele é aceite por nós- de acordo à autoridade da literatura Védica- Ele é Krsna em pessoa.

Jornalista: Que Senhor é esse?

Prabhupada: O Senhor Caitanya.

Jornalista: Ah sim. Foi ele que apareceu há quinhentos anos atrás na India?

Prabhupada: Sim. Ele é o próprio Krsna ensinando a como amar a Krsna. Portanto, o seu processo é o mais autorizado. Tal como o senhor é conhecedor desta empresa. Se alguma pessoa vai fazer algo e o senhor lhe ensina, "Faz desta maneira," isso é autorizado. O próprio Deus, ensina a consciência de Deus. Tal como no Bhagavad-gita Krsna é Deus e Ele fala de Si próprio. E no final Ele diz, "Simplesmente rende-te a Mim. Eu responsabilizo-me de ti." Mas as pessoas compreenderam de uma forma errada. Então, o Senhor Caitanya- Krsna veio de novo como o Senhor Caitanya para ensinar as pessoas a renderem-se. E porque estamos a seguir os passos do Senhor Caitanya, o método é tão sublime, que até pessoas que nunca ouviram falar de Krsna, estão a render-se. O método é muito poderoso. Essa foi a minha intenção. Não dizemos, "Esta religião é melhor que aquela religião," ou, "O meu processo é melhor." Queremos provar pelos resultados. Em sânscrito há uma frase, phalena paricyate. Julga-se algo pelo seu resultado.

Jornalista: Algo é julgado pelo...?

Prabhupada: Pelo seu resultado.

Jornalista: Ah sim.

Prabhupada: Pode-se dizer, eu posso dizer que o meu método é muito bom. Você pode dizer que o seu método é muito bom, mas devemos julga-lo pelos resultados. Isto é... O Bhagavata diz que o processo de religião é muito bom quando nos tornamos amantes de Deus.