PT/Prabhupada 0111 - Sigam as Instrucções, Estarão Seguros em Qualquer Parte



Morning Walk -- February 3, 1975, Hawaii

Devoto (1): Śrīla Prabhupāda, de onde deriva a autoridade?

Prabhupāda: O guru é a autoridade.

Devotee (1): Não, eu sei, mas para aquelas actividades que não são só o seguir os quatro princípios reguladores e o dizer as dezasseis voltas. A pessoa faz tantas coisas durante o dia. Por exemplo, para uma pessoa que não vive no templo, qual é a autoridade dela?

Prabhupāda: Não estou a entender. A autoridade é o guru e tu aceitaste o guru.

Bali Mardana: Para todos os aspectos da vida.

Jayatīrtha: Por exemplo, se eu viver fora do templo e trabalhar mas não dou 50% do salário. Esse trabalho que faço está sob a autoridade do guru?

Prabhupāda: Nesse caso, não se segue a instrução do guru. Essa é a realidade.

Jayatīrtha: Então, isso quer dizer que não estou a seguir a instrução do guru e que a actividade que executo durante o dia é desautorizada.

Prabhupāda: Sim. Se não seguires a instrução do guru cais imediatamente. Esse é o processo.Caso contrário, porque é que cantamos yasya prasādād bhagavat-prasāda? O meu dever é o de satisfazer o guru. De contrário perco a minha posição. Se preferirmos não ter posição qualquer poderemos desobedecer à vontade. Mas se quisermos permanecer estáveis na nossa posição, teremos que seguir estritamente a instrução do guru.

Devoto (1): Podemos compreender todas as suas instruções lendo simplesmente os seus livros.

Prabhupāda: Sim. Sigam as instruções. Isso é requerido. Sigam as instruções. Não importa onde estejamos. Estaremos seguros. Sigam as instruções. Estarei seguros em qualquer parte. Não importa onde seja. Tal como vos comentei que vi o meu Guru Mahārāja não mais de dez dias na minha vida. Mas segui as suas instruções. Eu era um gṛhastha, nunca tinha vivido numa Maṭha, num templo. Isso é algo prático. E muitos de meus irmãos espirituais recomendavam que, "Ele deve ser o responsável do templo de Bombay, e isto, e aquilo e mais aquilo..." Guru Mahārāja disse, "Sim, é melhor que viva fora. Está bem, e ele fará o necessário a seu devido tempo."

Devotos: Jaya! Haribol!

Prabhupāda: Ele disse isso. Naquele momento, eu não pude compreender quais eram as suas expectativas. Claro está que eu sabia que ele queria que eu pregasse.

Yaśodānandana: Penso que o senhor fez de uma forma grandiosa.

Devotos: Jaya, Prabhupāda! Haribol!

Prabhupāda: Sim, fiz de uma forma grandiosa porque segui estritamente as instruções do meu Guru Mahārāja. Isso é tudo. Pessoalmente, não tenho capacidade. E não fiz nenhuns truques, pois não? Algum ouro que tivesse produzido? (risos) Porém, eu tenho melhores discípulos que o guru fazedor de ouro.