PT/Prabhupada 0189 - Mantem-te acima das três Gunas



Lecture on SB 6.1.46 -- San Diego, July 27, 1975

Não podes mudar a lei da natureza. Luta pela existência: estamos a tentar conquistar as leis da natureza. Isso não é possível. Daivī hy eṣā guṇamayī mama māyā duratyayā (BG 7.14). Portanto, estes são os assuntos do estudos. Por que todos estão infelizes e felizes até certo ponto? De acordo com estas qualidades. Aqui diz-se, portanto, que "Como aqui vemos nessa vida, na duração da vida, existem variedades, da mesma forma, guṇa-vaicitryāt, pelas variedades da guṇa, guṇa-vaicitryāt, tathānyatrānumīyate." Anyatra significa próxima vida ou próximo planeta ou próxima qualquer coisa. Tudo está a ser controlado. Traiguṇya-viṣayā vedā nistraiguṇyo bhavārjuna. Krishna diz a Arjuna que "Todo o mundo material está sendo controlado por essss três gunas." Guṇa-vaicitryāt. "Portanto, torna-te nistraiguṇya, onde esses três gunas não podem agir." Nistraiguṇyo bhavārjuna. Então, como se pode parar a acção destas três gunas? Isso também é explicado no Bhagavad Gita:

māṁ ca vyabhicāriṇi
bhakti-yogena yaḥ sevate
sa guṇān samatītyaitān
brahma-bhūyāya kalpate
(BG 14.26)

Se te envolves em serviço devocional puro sem cessar, sem paragens, então sempre permaneces transcendental, acima dessas três gunas. Portanto, o nosso movimento para a consciência de Krishna é para manter o devoto acima das três gunas. Assim como no oceano. Se caiste no oceano, essa é uma posição muito perigosa. Mas se alguém te ajuda a levantares-te da água do oceano e a manteres-te uns centímetros acima da água do oceano, não há perigo. A tua vida está salva.

Então, isso é desejado, aquele guṇa-vaicitryāt, se queres te salvar dessas variedades de vida. Nascimento, morte, velhice e doença, e muitas variedades de vida ... Assim como estavas a dizer enquanto caminhávamos, que há árvores na Califórnia que vivem há cinco mil anos. Essa é também outra variedade de vida. As pessoas estão a tentar viver por muitos anos. Pelas leis da natureza, aqui está uma árvore, cinco mil anos. Então, esse tipo de vida é muito lucrativo, permanecer em pé cinco mil anos numa floresta? Então, qualquer variedade de vida dentro deste mundo material não é boa, Quer sejemos um semideuses ou árvore ou isso ou aquilo. Isso é educação. Isso é educação. Então, deve-se entender que qualquer variedade de vida, como semideuses ou cão. Aqui a vida é problemática. Até os semideuses são colocados em tantos perigos muitas vezes e eles aproximam-se de Deus. Então, aqui estaremos sempre em perigo. Padaṁ padaṁ yad vipadām (SB 10.14.58). É inútil tentar tornar este mundo material não perigoso. Isso não é possível. Como existem variedades de corpos, variedades de perigos, calamidades, um após o outro, terás que ... Portanto, a melhor coisa é, parar esta plataforma material. Isso é civilização védica. Toda a civilização védica baseia-se nesta idéia: "Parar este negócio sem sentido, repetição de nascimento, morte, velhice." Portanto, Krishna disse: janma-mṛtyu-jarā-vyādhi duḥkha-doṣānudarśanam (BG 13.9). Isso é conhecimento. Qual conhecimento, esse conhecimento técnico, esse conhecimento? Não podes parar essas coisas. Portanto, o interesse principal é como pará-lo. E porque são pessoas tolas, elas pensam: "Essas coisas não podem ser interrompidas. Continuemos com essa repetição do nascimento e da morte, e em cada vida, vamos nos esforçar pela existência." Esta é civilização material, ignorância, sem conhecimento.

O conhecimento é dado por Bhagavan Sri Krishna: "Aqui está a solução: janma karma ca me divyaṁ yo janati tattvataḥ, tyaktvā dehaṁ punar janma naiti (BG 4.9). " O problema é punar janma, a repetição de nascimentos, e se queres detê-lo, tenta entender Krishna. Então, poderás parar. Assim que entenderes Krishna ... Compreender Krishna significa, mesmo que aceites cegamente, isso também é benéfico. Krishna diz que Ele é, que Ele é o Senhor Supremo. Então aceita -O. Isso é tudo. Simplesmente tem essa fé, que "Krishna é a Suprema Personalidade de Deus." Isso te tornará suficientemente avançado. Mas isso é muito difícil para a pessoa materialista. Portanto, Krishna diz: bahūnāṁ janmanām ante. (BG 7.19) "Depois de se esforçar por muitos, muitos nascimentos", bahūnāṁ janmanām ante jñānavān māṁ prapadyate, "jñānavān, quem é realmente sábio, rende-se a Krishna." Caso contrário, na māṁ duṣkṛtino mūḍhāḥ prapadyante narādhamāh. ([[PT/BG 7.15|BG 7.15]) "Caso contrário, ele continua sendo um patife e envolvido em actividades pecaminosas, o mais baixo da humanidade, o conhecimento é removido". Na māṁ prapadyante: "Ele nunca se rende a Krishna."