PT/Prabhupada 0190 - Aumentar o desapego por este mundo material



Lecture on SB 7.6.11-13 -- New Vrindaban, June 27, 1976

Se seguimos estes princípios de bhakti-marga, não precisamos de nos esforçar separadamente para sermos desapegados. O desapego segue automaticamente. Vāsudeve bhagavati bhakti-yogaḥ prayojitaḥ janayati āśu vairāgyam (SB 1.2.7). Vairāgyam significa desapego. A bhakti-yoga é conhecida também como vairāgya. Vairāgya. Sārvabhauma Bhaṭṭācārya escreveu versos sobre este vairāgya.

vairāgya-vidyā-nija-bhakti-yoga-
śikṣārtham ekaḥ puruṣaḥ purāṇaḥ
śrī-kṛṣṇa-caitanya-śarīra-dhari
kṛpāmbudhir yas tam ahaṁ prapadye
(CC Madhya 6.254)

Aqui está Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu que é o próprio Krishna. Ele veio para nos ensinar vairāgya-vidyā. É um pouco difícil. É muito difícil para as pessoas comuns entenderem isso, vairāgya-vidyā. O seu interesse é como aumentar o apego por este corpo, e o movimento para a consciência de Krishna é como aumentar o desapego por essa vida material. Portanto, é chamado vairāgya-vidyā. Vairāgya-vidyā pode ser facilmente alcançado, assim como é recomendado, vāsudeve bhagavati bhakti-yogaḥ prayojitaḥ janayati āśu vairāgyam (SB 1.2.7). Muito em breve, muito em breve. Janayati āśu vairāgyaṁ jñānaṁ ca. Duas coisas necessárias na vida humana. Uma coisa é jñānam, jñānaṁ-vijñānam āstikyaṁ brahma-karma sva-bhāva-jam. Este jñānam significa, o início de jñāna significa "Eu não sou este corpo. Eu sou uma alma espiritual." Isso é jñāna. E assim que a pessoa está situada naquela plataforma de jñānam, é fácil. As pessoas estão envolvidas em todos os lugares para o benefício desse corpo. Mas se alguém entende e vem para a plataforma de jñānam, então, naturalmente, ele se torna desapegado, e entende que "Eu não sou esse corpo. Por que estou a trabalhar tão duro para este corpo? " Jñānaṁ ca yad ahaitukam (SB 1.2.7). Automaticamente ... Duas coisas são necessárias. Caitanya Mahaprabhu em muitos lugares, Ele enfatizou sobre isso, e com a sua vida, Ele está ensinando jñānam e vairāgyam. Num lado jñānam, no Seu ensinamento a Rūpa Gosvāmī, ensinando a Sanātana Gosvāmī, ensinando, conversando com Sārvabhauma Bhaṭṭācārya, Prakāśānanda Sarasvatī, conversando com Rāmānanda Rāya. Nós apresentámos todas estas coisas no nosso livro "Ensinamentos do Senhor Caitanya." Então, isso é jñānam. E pelo Seu exemplo, na Sua própria vida, tomando sannyāsa, Ele está a ensinar vairāgya. Jñāna e vairāgya, estas duas coisas são necessárias.

Então, de repente, não podemos estar situados na plataforma de jñānam e vairāgyam, Mas se praticamos, é possível. É possível. Não é que seja impossível. Isso é recomendado:

bhakti-yogaḥ prayojitaḥ
janayaty āśu vairāgyaṁ
jñānaṁ ca yad ahaitukam
(SB 1.2.7)

Isso é necessário. Portanto, o movimento para a consciência de Krishna é para alcançar jñānam e vairāgyam. Se nos tornarmos muito apegados a este mundo material ... E como nos tornamos apegados? A descrição vívida é dada por Prahlada Maharaja. A esposa, as crianças, a casa, os animais e os servos, o mobiliário, os vestidos e assim por diante, assim por diante, muitas coisas. As pessoas estão a trabalhar tão duro, dia e noite, apenas para essas coisas. Não há um bom bangalô, bom animal, bom, tantas coisas que vemos? Para quê? Para aumentar o apego. Se aumentarmos o apego, não há possibilidade de ser libertado dessa escravidão material. Então, temos que praticar esse desapego.