PT/Prabhupada 0191 - Controlar Krishna - essa é a vida em Vrindavana



Lecture on SB 6.1.52 -- Detroit, August 5, 1975

Prabhupāda: Pela misericórdia de Krishna, pela misericórdia do guru, ambos ... Não tente receber misericórdia apenas de um. Guru kṛṣṇa kṛpāya pāya bhakti-latā-bīja. Pela misericórdia do guru, alguém recebe Krishna. E kṛṣṇa sei tomāra, kṛṣṇa dite pāro. Aproximar-se de um guru significa apenas implorar-lhe acerca de Krishna. Kṛṣṇa sei tomāra. Porque Krishna é Krishna do devoto. Krishna é o mestre, mas quem pode controlar Krishna? O seu devoto. Krishna é o controlador supremo, mas Ele é controlado pelo seu devoto. Isto é, Krishna é bhakti-vatsala. Assim como um pai, um juiz do supremo tribunal e ... Há uma história sobre o primeiro-ministro Gladstone, alguém veio vê-lo. E o Sr. Gladstone informou: "Aguarde. Estou ocupado." Então, a pessoa esperou por horas, e tornou-se inquisitiva: "O que esse cavalheiro está fazendo?" Então ela queria ver dentro, que ... Ele tornou-se um cavalo e levava o seu filho nas costas. Era isso que ele estava a fazer. Entende? O primeiro-ministro, que está a controlar o Império Britânico, mas é controlado por uma criança por carinho. Isso chama-se afeição.

Da mesma forma, Krishna é o controlador supremo.

īśvaraḥ paramaḥ kṛṣṇaḥ sac-cid-ānanda-vigrahaḥ anādir ādir govindaḥ sarva-kāraṇa-kāraṇam. (Bs. 5.1)

Ele é o controlador supremo, mas Ele é controlado pela sua devota, Śrīmatī Rādhārāṇī. Ele é controlado. Portanto, não é de entender facilmente quais são os passatempos entre ... Mas Krishna está de acordo em ser controlado pelo seu devoto. Essa é a natureza de Krishna. Assim como a Mãe Yasoda. A Mãe Yasoda está a controlar Krishna, prendendo-o: "És muito impertinente, vou amarrar-te." A mãe Yasoda tem uma vara, e Krishna está a chorar. Krishna está a chorar. Estas coisas podes estudar. É afirmado no Srimad-Bhagavatam, Na oração de Kunti, ela está apreciando isso: "Meu querido Krishna, Você é o Supremo. Mas quando estás debaixo da vara da Mãe Yasoda estás a chorar. Essa cena eu quero ver." Então Krishna é bhakta-vatsala: Ele é o controlador supremo, mas uma devota como Mãe Yasoda, uma devota como Radharani, devotas como as gopis, devotos como os menino pastores, eles podem controlar Krishna. Essa é a vida de Vrindavana.

Então, este movimento para a consciência de Krishna está a tentar levá-lo lá. As pessoas tolas, estão sendo desviadas. Elas não sabem qual é o valor deste movimento para a consciência de Krishna. Os devotos estão a tentar dar à sociedade humana o principal benefício, posição. Eles não querem tornar-se unos com Deus, mas estão a dar o direito de controlar Deus. Este é o movimento para a consciência de Krishna.

Muito obrigado.

Devotos: Jaya!