PT/Prabhupada 0194 - Aqui estão homens ideais



Lecture on SB 7.6.4 -- Toronto, June 20, 1976

Portanto, devemos aceitar śāstra-vidhi, significa, esse é o avanço real da civilização. Porque vida após a vida esquecemo-nos do nosso relacionamento com Deus, e esta é a única chance, a forma de vida humana, para podemos reviver o nosso relacionamento com Deus. No Caitanya-caritāmṛta diz-se que: anādi bahir-mukha jīva kṛṣṇa bhuli 'gelā ataeva kṛṣṇa veda-purāṇa karilā. Por que é que esses Vedas~, Purāṇas estão lá? Especialmente na Índia, temos tantas literaturas védicas. Em primeiro lugar, os quatro Vedas - Sāma, Yajur, Ṛg, Atharva. Então, a sua filosofia, Vedānta-sūtra. Depois a explicação Vedānta, os Purāṇas. Purāṇa significa complementar. As pessoa comuns, não podem entender a linguagem védica. Portanto, a partir de referências históricas, esses princípios védicos são ensinados. Isso é chamado Purāṇas. E o Śrīmad-Bhāgavatam é chamado Mahā-purāṇa. É o Purāṇa puro, o Śrīmad-Bhāgavatam, porque noutros Purāṇas há actividades materiais, mas neste Mahā-purāṇa, o Śrīmad-Bhāgavatam, simplesmente há actividades espirituais. Isso é desejado. Então este Śrīmad-Bhāgavatam foi escrito por Vyāsadeva sob as instruções de Nārada. Mahā-purāṇa. Então, temos que aproveitar isso. Tantas literaturas valiosas. A vida humana é para isso. Por que estão a negligenciar? A nossa tentativa é... Este movimento para a consciência de Krishna é como espalhar este conhecimento dos Vedas e dos Purāṇas, para que o ser humano possa tirar proveito dela e tornar a sua vida bem-sucedida. Caso contrário, se a pessoa simplesmente trabalha duro, dia e noite, como o porco ... O porco está dia e noite a trabalhar muito para descobrir "Onde estão as fezes? Onde estão as fezes?" E depois de comer as fezes, assim que eles ganham um pouco de gordura ... Os porcos são gordos, pois as fezes contém toda a essência dos alimentos. De acordo com a ciência médica, as fezes estão cheias de hidrofosfatos. Então, o hidrofosfato é um bom tónico. Então, uma pessoa pode tentar, se gostar. (risos) Mas, na verdade, esse é o facto. O porco torna-se muito gordo porque come fezes.

Então, esta vida não é para se tornar um porco. Devemos tornar-nos uma pessoa santa. Isso é civilização humana. Portanto, na civilização védica - brāhmaṇa, os homens de primeira classe. Não há homens de primeira classe agora nesta sociedade. Todos são de terceira classe, quarta classe, quinta classe. Satya-śama-dama-titkṣa ārjava jñānaṁ-vijñānam āstikyaṁ brahma-karma svabhāva-jam (BG 18.42). Este é um homem de primeira classe. Verdadeiro, muito pacífico, cheio de conhecimento, muito simples, tolerante e crente nos śāstras. Estes são os sintomas de homens de primeira classe. Então, onde está esse homem de primeira classe, em todo o mundo? ... O movimento para a consciência de Krishna está a tentar criar pelo menos uma secção, homens de primeira classe, para que as pessoas vejam: "Oh, aqui estão homens ideais." Portanto,o meu pedido às pessoas que se juntaram a este movimento para a consciência de Krishna, é que devem cuidadosamente manter-se como homens de primeira classe. As pessoas irão apreciar e tentarão seguir. Yad yad ācarati śreṣṭhas tat tad evetaro janaḥ (BG 3.21). Se houver uma classe de homens de primeira classe, as pessoas irão apreciar. Pelo menos, tentarão seguir, mesmo que (eles) não consigam se tornar de primeira classe. Eles tentarão seguir. Tat tad eva, sa yat pramāṇaṁ kurute lokas tad anuvartate. Então, isso é exigido, homem de primeira classe. Se ele age, os outros seguirão. Se um professor não fuma, os alunos também deixarão de fumar, naturalmente. Mas se o professor está a fumar, como os alunos ...? Eles também estão a fumar na aula. Eu vi isso em Nova York. Pelo menos na Índia, isso ainda não começou. Começará. Porque eles também estão a fazer progressos. (risos) Esses patifes estão a fazer progresso, indo para o inferno. (risos)

Então, Prahlāda Mahārāja aconselha: "Não desperdice o seu valioso tempo no chamado desenvolvimento económico e actividades sem sentido. Tente tornar-se um devoto de Mukunda. Então a sua vida será bem sucedida."