PT/Prabhupada 0197 - Devemos apresentar o Bhagavad Gita como Ele é



Lecture on SB 5.5.30 -- Vrndavana, November 17, 1976

Se tentarmos o nosso melhor, Krishna dá-nos força. Krishna está sempre pronto para ajudar, desde que queiramos aceitar a sua ajuda. Ele está pronto. Ele veio para ajudar-nos. Caso contrário, qual é o uso de Krishna ter vindo aqui e ter afirmado: sarva-dharmān parityajya mām ekam (BG 18.66)? Isso é para nosso interesse. Se te entregas a Krishna ou não, não importa para Krishna. Krishna não depende do seu serviço. Ele é completamente perfeito. Ele pode criar milhões de criados como nós num momento. Então, por que será que Ele pede o nosso serviço? Por que procura Ele o nosso serviço? O serviço que Ele recebe não depende de nós. Mas é do nosso interesse render-se a Ele. É para o nosso próprio interesse. Krishna quer ver, que nos entregamos a Ele e nos tornamos perfeitos e voltamos para casa, de volta ao Supremo. Essa é a missão de Krishna. Então, este movimento para a consciência de Krishna tem a mesma missão: convencer.

dante nidhāya tṛṇakaṁ padayor nipatya
(sic) kāku-śatam kṛtvā cāhaṁ bravīmi
he sādhavaḥ sakalam eva vihāya dūrād
caitanya-candra-caraṇe kurutānurāgam

Esta é a nossa missão, a missão de Caitanya Mahaprabhu. Por que Prabodhananda Sarasvatī está a solicitar, caitanya-candra-caraṇe kurutānurāgam: "Rende-te a servir os pés de lótus de Caitanya?" Porque Ele é Krishna Ele mesmo, e veio para nos ensinar a como se aproximar de Krishna. Este é Caitanya. Kṛṣṇaya kṛṣṇa-caitanya-namne gaura-tviṣe namaḥ. Śrīla Rūpa Gosvāmī, entendeu. Sārvabhauma Bhaṭṭācārya, entendeu.

vairāgya vidyā-nija-bhakti-yoga-
śikṣārtham ekaḥ puruṣaḥ purāṇaḥ
śrī-kṛṣṇa-caitanya-śarīra-dhārī
kṛpāmbudhir yas tam ahaṁ prapadye
(CC Madhya 6.254)

Se entendemos Krishna através de Caitanya Mahaprabhu ... Caitanya Mahāprabhu diz que "Torna-te um guru." Como? Yāre dekha, tāre kaha 'kṛṣṇa'-upadeśa (CC Madhya 7.128). Não mude, não altere. Simplesmente tenta pregar o que Krishna disse. Esta é a instrução de Caitanya Mahaprabhu. Se seguirmos esta instrução ... Não façamos qualquer adição e alteração através da nossa chamada erudição académica. Isso não irá ajudar. Devemos apresentar o Bhagavad Gita como É. Yāre dekha, tāre kaha 'kṛṣṇa'-upadeśa. Tudo é muito facilmente feito, desde que sigamos o sistema parampara.

Portanto, o nosso movimento para a consciência de Krishna deve ser desenvolvido com muita humildade.

tṛṇād api sunīcena
taror api sahiṣṇunā
amāninā mānadena
kīrtanīyaḥ sadā hariḥ
(CC Adi 17.31)

Kirtanīya. Esta pregação significa kirtana, não que simplesmente com mridaṅga podemos ter kirtana musical. Não. A pregação também é kirtana. Abhavad vaiyāsaki-kīrtane. Vaiyāsaki, filho de Vyāsadeva, Śukadeva Gosvāmī, ele simplesmente descreveu o Srimad-Bhagavatam e tornou-se perfeito. Abhavad vaiyāsaki-kīrtane. Śrī-viṣṇu-śravaṇe parīkṣit. Parīkṣit Mahārāja simplesmente ouviu e ele tornou-se perfeito. E Sukadeva Gosvamī simplesmente descreveu. Isso também é kirtana. Então, isso também é kirtana. Como Prabodhananda Sarasvatī nos ensina, ele sādhavaḥ sakalam eva vihāya dūrād caitanya-candra-caraṇe kurutānurāgam: "Você é um sādhu, a melhor pessoa, nobre, e esse é o meu pedido." Isso é humildade. Se dizemos: "Oh, és um karmī, és um mudha ..." Na verdade, ele é um mudha, mas não ... No início, se dissermos, não haverá oportunidade de falar. Ele é um mudha, que não há ... Trabalhando como porcos e cães dia e noite para a gratificação dos sentidos, certamente ele é mudha, karmi. Da mesma forma, os jñānī, eles simplesmente estão a especular. Essa lógica, kākā-taliya nyāya: "Ou o corvo se sentou primeiro sobre a palmeira, e a árvore caiu? Ou a palmeira caiu; portanto, o corvo não podia sentar-se na palmeira? Lógica. Um pandita disse: "Não, não. Em primeiro lugar, a palmeira caiu, e o corvo que se queria sentar sobre ela já não podia." Agora, outro pandita diz: "Não, não. A palmeira estava lá, e porque o corvo se sentou sobre ela, ela caiu". Agora, isso é lógica. Eles estão a perder tempo a especular. Kākā-taliya nyāya. Kupa-manduka-nyāya.