PT/Prabhupada 0202 - Quem pode amar mais que um pregador



Morning Walk -- May 17, 1975, Perth

Amogha: As avestruzes escondem a cabeça no chão.

Prabhupāda: Sim.

Paramahaṁsa: Mas deve haver algum progresso porque muitos estão a juntar-se ao movimento Hare Krishna.

Prabhupāda: Eles estão a fazer avanço real. Bhava-mahā-dāvāgni-nirvāpaṇam. As suas angústias materiais acabarão. Eles estão fazendo avanço. Ceto-darpaṇa-mārjanaṁ bhava-mahā-dāvāgni-nirvāpaṇam (CC Antya 20.12). Ao cantar Hare Krishna, o seu coração sujo será limpo, e assim que estiver completamente limpo, os problemas da existência material acabarão. Não haverá mais ansiedade.

Paramahaṁsa: Parecem felizes, mas ... Os devotos de Krishna parecem felizes, mas não fazem muito trabalho prático. Eles estão sempre a cantar e dançar e pedem algum dinheiro. Mas eles não trabalham de forma prática. Não estamos a fazer tantas coisas práticas.

Prabhupāda: Dançar não é trabalhar? E escrever livros não é trabalhar? A venda de livros não é trabalhar? O que é trabalhar, então? Hm? Saltar como os macacos? Sim? Isso é trabalhar?

Amogha: Mas não estamos a ajudar as pessoas praticamente como no hospital ou com os alcoólatras ...

Prabhupāda: Não, o que ... Como estás a ajudar? Achas que se alguém vai ao hospital não morrerá? E como estás a ajudar? Pensas que estás a ajudar..

Amogha: Mas a pessoa vive mais tempo.

Prabhupāda: Essa é outra loucura. Quanto tempo vais viver? Quando chegar a hora da morte, não vais viver mais nem por um momento. Quando um homem vai morrer, a sua vida está acabada. A tua injeção, o medicamento, dá mais um minuto de vida? Existe algum remédio que faça isso?

Amogha: Bem, parece que existe.

Prabhupāda: Não...

Amogha: Às vezes, quando dão remédios, as pessoas vivem mais.

Paramahaṁsa: Eles dizem que, ao aperfeiçoar o transplante de coração, podem fazer as pessoas viverem ...

Prabhupāda: Eles podem dizer, eles ... Porque nós os consideramos como patifes, por que eu terei em conta as suas palavras? Devemos considerá-los patifes, isso é tudo. Alguém grita nas costas, Prabhupāda late com eles) (risadas) Outro patife. Ele está a gozar a vida. Assim, o mundo está cheio de patifes. Devemos ser muito pessimistas, não optimistas acerca deste mundo. A menos que te tornes pessimista, não poderá voltar para casa. Se tens nem que seja uma pequena atração por este mundo - "É bom" - então tens que permanecer aqui. Sim. Krishna é muito rigoroso.

Paramahaṁsa: Mas Jesus disse: "Ama a teu irmão como a ti mesmo". Então, se amarmos o nosso irmão ...

Prabhupāda: Nós somos amorosos. Estamos dando consciência de Krishna. Isso é amoroso, amor real. Nós estamos a dar vida eterna, bem-aventurança eterna. Se não amassemos as pessoass, por que estariamos tendo tantos problemas? O pregador deve amar as pessoas. Caso contrário, por que aceitaria tantas dificuldades? Ele pode fazê-lo sozinho em casa. Por que está aceitando tantos problemas? Por que aos oitenta anos eu vim aqui se eu não amasse? Então, quem pode amar melhor que um pregador? Ele ama também os animais. Portanto, está a pregar: "Não coma carne." Amam os animais, os patifes? Eles estão a comer, e adoram o seu país, isso é tudo. Ninguém ama. É simplesmente gratificação dos sentidos. Se alguém ama, é consciente de Krishna, isso é tudo. Todos são patifes. Eles estão apenas á procura da sua própria gratificação dos sentidos, e colocam um letreiro, "Eu amo todos." Este é o seu interesse. E os tolos aceitam: "Oh, esse homem é muito filantrópico". Ele não ama ninguém. Ele ama apenas os próprios sentidos. Isso é tudo. É servo dos sentidos, é tudo.