PT/Prabhupada 0270 - Todo o mundo tem as suas propensões naturais



Lecture on BG 2.7 -- London, August 7, 1973

Pradyumna: Tradução: "Agora estou confuso sobre o meu dever e perdi toda a compostura por causa da fraqueza. Nesta condição, estou a pedir que me diga claramente o que é melhor para mim. Agora eu sou seu discípulo, e uma alma rendida a Si. Por favor, instrua-me."

Prabhupāda: Este é um verso muito importante no Bhagavad-gītā. É um ponto de virada na vida. Kārpaṇya-doṣa. Miseravelmente, doṣa significa falha. Quando alguém não age de acordo com a sua posição, isso é culpa. E isso é chamado de avarento. Então todo o mundo tem as suas propensões naturais, svabhāva. Yasya hi svabhāvasya tasyāso duratikramaḥ. Svabhāva, propensões naturais. É um exemplo comum, é dado, que yasya hi yaḥ svabhāvasya tasyāso duratikramaḥ. Um ... Hábito é a segunda natureza. Quem tem, que está habituado, ou alguém cuja natureza, característica de alguma forma, é muito difícil de mudar. O exemplo é dado: śvā yadi kriyate rājā saḥ kiṁ na so uparhanam. Se faz de um cão um rei, isso significa que ele não vai lamber sapatos? Sim, a natureza do cachorro é lamber os sapatos.. Então, mesmo que você o vista como um rei e deixe que ele se sente num trono, Ainda assim, assim que ele vê um sapato, ele pula e lambe. Isso é chamado svabhāva. Kārpaṇya-doṣa.

Assim, na vida animal, não é possível mudar a natureza de alguém, que é dada pela energia material, prakṛti. Prakṛteḥ kriyamāṇāni (BG 3.27). Kāraṇaṁ guṇa-saṅgo 'sya, kāraṇaṁ guṇa-sangaḥ asya sad-asad-janma-yoniṣu (BG 13.22). Porquê? Todas as entidades vivas são parte integrante de Deus. Portanto, originalmente, a característica da entidade viva é tão boa quanto Deus. Simplesmente é uma questão de quantidade. Qualidade é a mesma. Qualidade é a mesma. Mamaivāṁśo jīva-bhūtaḥ (BG 15.7). O mesmo exemplo. Se você tomar uma gota de água do mar, a qualidade e a composição química são as mesmas. Mas, a quantidade é diferente. É uma gota, e o mar é vasto oceano. Da mesma forma, somos exatamente da mesma qualidade que Kṛṣṇa. Nós podemos estudar. Porque as pessoas dizem que Deus é impessoal? Se sou da mesma qualidade, então Deus também é pessoa, como pode ser imitador? Se, qualitativamente, somos um, então se eu me sinto individualmente, então por que a Deus se recusa a individualidade? Isso é outra bobagem. Os patifes impersonalistas, não conseguem entender qual é a natureza de Deus. Na Bíblia também se diz: "O homem é feito segundo Deus". Você pode estudar a qualidade de Deus estudando a sua qualidade ou a qualidade de qualquer pessoa. Simplesmente a diferença é a quantidade, é diferente. Eu tenho alguma qualidade, alguma capacidade produtiva. Também produzimos, cada alma individual está a produzir algo. Mas, a sua produção não pode ser comparada à produção de Deus. Essa é a diferença. Estamos a produzir uma máquina voadora. Temos muito orgulho de: "Agora descobrimos o sputnik. Ele está a ir para o planeta lua". Mas isso não é perfeito. Está a voltar. Mas Deus produziu tantos planetas voadores, milhões e trilhões de planetas, muito pesados, pesados. Assim como este planeta está a carregar tantas montanhas grandes, grandes, mar, mas ainda está a voar. Está a flutuar no ar como um cotonete. Este é o poder de Deus. Gām āviśya (BG 15.13). No Bhagavad-gītā, encontrará: ahaṁ dhārayāmy ojasā. Quem está a sustentar todos esses grandes, grandes planetas? Estamos a explicar a gravidade. E no śāstra, descobrimos que ele está a ser carregado por Saṅkarṣaṇa.