PT/Prabhupada 0281 - O Homem é um animal mas um animal racional



Lecture on BG 7.2 -- San Francisco, September 11, 1968

Yaj jñātvā neha bhūyo 'nyaj jñātavyam avaśiṣyate (BG 7.2). Bhūyo significa mais nada para entender. Tudo é completamente conhecido. Então a pergunta pode ser porque as pessoas não entendem Kṛṣṇa. Essa é, obviamente, uma questão relevante, e isso está a ser respondido por Kṛṣṇa no próximo verso.

manuṣyāṇāṁ sahasreṣu
kaścid yatati siddhaye
yatatām api siddhānāṁ
kaścin māṁ vetti tattvataḥ
(BG 7.3)

Manuṣyāṇāṁ sahasreṣu. Existem diferentes tipos de homens. Assim como conhecemos todos neste planeta apenas, alem de outros planetas, existem centenas e milhares de variedades de homens. Mesmo aqui estamos sentados, tantas senhoras e senhores, existem variedades diferentes. E se for lá fora, existem variedades diferentes. Se for para outro país - Índia, Japão, China - encontrará diferentes. Portanto, diz-se, manuṣyāṇāṁ sahasreṣu (BG 7.3), dentre muitas variedades diferentes de homens, kaścid yatati siddhaye, apenas algumas pessoas decidem entender a filosofia da vida.

Porque o homem é um animal racional. O homem é racional. O homem é animal, mas animal racional. O presente especial para o homem é que ele pode decidir o que é bom, o que é ruim. Ele tem um conhecimento extra do que os animais. Então, no momento, o sistema educacional é tão ruim que é praticamente a educação animal. Educação animal significa que estamos muito interessados em comer, dormir, acasalar e defender, isso é educação animal. Comer, dormir, acasalar e defender, encontrará nos animais. Não há distinção. Eles têm as suas próprias medidas de defesa, as suas próprias medidas de sono, as suas próprias medidas de acasalamento. Está a acasalar com a sua esposa num lugar isolado, numa sala agradável, numa sala decorada, mas um cachorro está a acasalar na rua, mas o resultado é o mesmo. Portanto, melhorar o método de acasalamento não é avanço da civilização. Isso é civilização animal polida, só isso. O animal também, o cão também pode se defender de outros cães. E se pensa que descobriu a energia atómica para se defender, isso não é avanço da civilização humana. A medida de defesa, só isso. Da mesma forma, continue a analisar.

A análise do homem é perfeita quando ele procura a sua posição constitucional. "O que eu sou? O que eu sou? Eu sou esse corpo? Porque vim a este mundo?" Essa curiosidade é necessária. Essa é a prerrogativa especial do ser humano. Portanto, assim que alguém começa a perguntar "O que eu sou?" e se ele continuar a procurar isso, então ele irá a Deus. Porque ele é parte integrante de Deus. Ele é uma amostra de Deus. Portanto manuṣyāṇāṁ sahasreṣu (BG 7.3). De muitos, muitos milhares, variedades de homens, um, ou digamos algumas pessoas, podem estar interessados em conhecer Deus. Não apenas saber ... Não conhecer Deus, apenas conhecer a si mesmo. E se ele realmente quer conhecer a si mesmo, então gradualmente ele irá a Deus.