PT/Prabhupada 0282 - Temos que seguir as pegadas dos Acharyas



Lecture on BG 7.2 -- San Francisco, September 11, 1968

Então,

manuṣyāṇāṁ sahasreṣu
kaścid yatati siddhaye
yatatām api siddhānāṁ
kaścin vetti māṁ tattvataḥ
(BG 7.3)

Aqui é dito que manuṣyas teṣāṁ śāstra 'dhikara yajñānāṁ sahasra-madhye. Agora, o que eu sou, o que é Deus, o que é este mundo material, como está a funcionar, essas coisas são assuntos de um homem educado. Um homem tolo não pode aceitar. Portanto, śāstra adhikāra. Śāstra significa que se tem algum conhecimento nos śāstras, nos livros de conhecimento. Assim que descobrirmos alguém que tenha livros de conhecimento, conhecimento em livros ou śāstra, a quantidade será reduzida de uma só vez. Neste trimestre, se você descobrir quantas pessoas não instruídas existem, encontrará muitas. E assim que quiser descobrir quantos M.A.s existem, o número será reduzido de uma só vez. Da mesma forma, existem muitos homens, mas se quiser procurar alguém que esteja a tentar aperfeiçoar a sua vida, o número será reduzido imediatamente. E alem deles Assim como existem muitos transcendentalistas, swamis, iogues. Se você contar entre eles quem quer entender Deus, quem tem o conhecimento sobre Deus, de uma vez o número será reduzido. Novamente.

Portanto, Kṛṣṇa diz que de muitos, muitos milhares de pessoas, alguém está interessado em aperfeiçoar a sua vida. E dentre muitos milhares de homens que estão realmente tentando aperfeiçoar a sua vida, encontrará alguém - ou talvez não descubra - quem conhece Deus ou Kṛṣṇa. Mas Kṛṣṇa é tão gentil que Ele vem para ser conhecido por todos. E Ele é tão gentil que, antes de partir deste mundo material, Ele deixa para trás este Bhagavad-gītā para que você possa conhecer, através das suas conversas pessoais, o que é Deus. Portanto, se você ler Bhagavad-gītā corretamente, como é falado por Kṛṣṇa, não interpretando tolamente. sem sentido, mas como é, como é ... Chame a pá de pá. Kṛṣṇa diz que "Eu sou a Suprema Personalidade de Deus". Não interprete esta versão com a sua interpretação tola, mas aceite Kṛṣṇa como a Suprema Personalidade de Deus. E por Seus atos, por seu conhecimento sastrico, sabedoria ... Todos aceitaram anteriormente, todos os ācāryas.

Portanto, temos que seguir as pegadas dos ācāryas. Mahājano yena gataḥ sa panthāḥ (CC Madhya 17.186). Não podemos entender coisas superiores, a menos que sigamos a pegada de grandes personalidades. Assim como no mundo científico, a lei da gravitação. Não sabe nada sobre lei da gravitação, mas Sir Isaac Newton, ele disse que há lei da gravitação. Ele aceitou. Isso é tudo. Isso significa que segue uma grande personalidade. Da mesma forma, Kṛṣṇa deve ser aceite (como) a Suprema Personalidade de Deus, não por caprichos. Mas Ele foi aceite, como, por personalidades como o Senhor Caitanya, Rāmānujācārya, Śaṅkarācārya, grandes personalidades que estão a guiar o destino do mundo espiritual. Portanto, tem que aceitar dessa maneira.