PT/Prabhupada 0287 - Reviva a sua memória, o seu amor por Krishna



Lecture -- Seattle, September 30, 1968

Prabhupāda: Alguma pergunta?

Madhudviṣa: Prabhupāda? Está certo lermos o Srīmad-Bhāgavatam depois de recebermos o seu Bhagavad-gītā quando ele sair? Ou deveríamos dedicar completamente todo o nosso tempo ao estudo do Bhagavad-gītā como está, e então ... e depois progredir a partir daí, ou deveríamos continuar o nosso estudo do Śrīmad-Bhāgavatam?

Prabhupāda: Não. Deve ler o Bhagavad-gītā como É. Esta é apenas uma divisão preliminar. Na plataforma espiritual, tudo é absoluto. Se ler Bhagavad-gītā, encontrará a mesma proposição que no Śrīmad-Bhāgavatam. Não é que, porque esteja a estudar Srīmad-Bhāgavatam, não tenha que estudar o Bhagavad-gītā. Não é assim. Você lê essas literaturas e canta Hare Kṛṣṇa, siga as regras e regulamentos e viva feliz. O nosso programa é um programa muito feliz. Cantamos, dançamos, comemos Kṛṣṇa prasādam, pintamos belas imagens de Kṛṣṇa e as vemos bem decoradas, e lemos filosofia. Então, o que quer mais?

Jāhnavā: Como e porque perdemos a consciência do nosso verdadeiro amor por Kṛṣṇa, no começo?

Prabhupāda: Hum?

Tamāla Kṛṣṇa: Como e porquê... Como e porque perdemos o nosso amor por Kṛṣṇa, no começo?

Jāhnavā: Não, não é o amor. Apenas a consciência do amor, do nosso verdadeiro amor por Kṛṣṇa.

Prabhupāda: A nossa consciência está lá. Ama alguém. Mas, deve amar Kṛṣṇa, e isso você esqueceu. Portanto, o esquecimento também é nossa natureza. Às vezes esquecemos. E principalmente porque somos muito pequenos, diminutos, portanto, nem consigo lembrar-me exatamente do que estava a fazer ontem à noite, neste momento. Portanto, o esquecimento é natural para nós. E, novamente, se alguém revive a nossa memória, aceitar isso, isso também não é natural. Portanto, o nosso objeto de amor é Kṛṣṇa. De uma maneira ou de outra, nós O esquecemos. Não rastreamos a história de quando esquecemos. Isso é um trabalho inútil. Mas, esquecemos, isso é um fato. Agora reviva-o. Aqui está um lembrete. Então, aproveite a oportunidade. Não tente, história, por que esqueceu e qual foi a data do meu esquecimento. Mesmo se souber, para que serve? Você esqueceu-se. Aceite. Assim como se for a um médico, ele nunca perguntará como conseguiu essa doença, qual é a história dessa doença, em que data e a que horas foi infetado.

Não. Ele simplesmente sente o seu pulso e vê que você tem uma doença e dá-lhe o remédio: "Sim. Toma-o". Da mesma forma, estamos a sofrer. Isso é um fato. Ninguém pode negar. Por que está a sofrer? Esquecendo Kṛṣṇa. Isso é tudo. Agora revive a sua memória sobre Kṛṣṇa e fica feliz. Isso é tudo. Coisa muito simples. Agora, não tente descobrir a data em que se esqueceu. Esqueceu-se, isso é um fato, e por isso está a sofrer. Agora, aqui está uma oportunidade, o movimento de consciência de Kṛṣṇa. Reviva a sua memória, o seu amor por Kṛṣṇa. Coisa simples. Cante Hare Kṛṣṇa, dance e coma Kṛṣṇa prasāda. E se não é educado, se é analfabeto, ouça. Só você tem um dom natural, o ouvido. Você tem língua natural. Assim, pode cantar Hare Kṛṣṇa e ouvir Bhagavad-gītā ou Śrīmad-Bhāgavatam de pessoas que têm conhecimento. Portanto, não há impedimento. Sem impedimento. Não requer pré-qualificação. Simplesmente precisa usar qualquer ativo que tiver. Isso é tudo. Deve concordar. Isso é desejado. "Sim, eu irei para a consciência de Kṛṣṇa." Isso depende de você porque você é independente. Se você discordar, "Não. Por que devo aceitar Kṛṣṇa?" Ninguém pode dar-lhe. Mas se concorda, está aqui, muito fácil. Aceite.