PT/Prabhupada 0289 - Quem vem do Reino de Deus - eles são iguais



Lecture -- Seattle, September 30, 1968

Prabhupāda: Sim?

Mulher: Rāma é sinónimo de Jesus?

Devoto: "Rāma é sinónimo, o mesmo que Jesus."

Prabhupāda: Sinônimo ..., não exatamente sinónimo, mas idêntico. Sinónimo não pode ser dito, idêntico.

Mulher: Oh, idêntico.

Prabhupāda: Sim. Na plataforma absoluta, tudo é idêntico. No mundo relativo também. Assim como qualquer coisa em que pega, é material. Identidade material. Da mesma forma, no mundo espiritual, tudo é espiritual. Então, no mundo espiritual, Deus e o filho de Deus, ou amigo de Deus, ou amante de Deus, qualquer um, é o ... Eles estão na mesma plataforma, espiritual. Portanto, eles são idênticos.

Mulher: Mas Rāma não se refere a um homem que nasceu ... eu não ..., na Índia ou em outro lugar, e Cristo nasceu na Europa? Dois homens diferentes, mas ainda o mesmo, o mesmo ...

Prabhupāda: Sim. Todos os dias o sol nasce na Índia, nasce na Europa, nasce na América. Isso significa que ele é indiano, americano ou chinês?

Mulher: Não, não é isso que quero dizer.

Prabhupāda: Então? Portanto, é assim. Quando... Este é o nosso conhecimento limitado. Fomos ensinados dessa maneira, que Deus é grande. Assim como o sol está ótimo; portanto, até o sol é visto na Índia ou na América, ou na China, em qualquer lugar, qualquer parte do mundo, qualquer parte do universo, o sol é um. Ninguém pode dizer: "Oh, é sol americano" ou "É sol indiano". Então, Jesus Cristo ou Rama, ou Kṛṣṇa, quem vem do reino de Deus, eles são os mesmos. Não há diferença. Mas, a diferença é que, assim como no seu país, a temperatura do sol é menor, e num país tropical a temperatura do sol é muito alta. Isso significa que a temperatura do sol mudou? É de acordo com a receção. A atmosfera deste país é tão sobrecarregada que não pode receber o sol adequadamente, mas o sol distribui o seu brilho em todos os lugares da mesma forma. Da mesma forma, de acordo com o país, de acordo com as circunstâncias, de acordo com o planeta, Deus se manifesta de maneira diferente, mas Ele não é diferente. Você está a envolver o seu corpo com algumas roupas de inverno. Ao mesmo tempo, telégrafo na Índia, eles estão a usar ventoinhas. Porque é a temperatura diferente? Portanto, o que quer que o Senhor Jesus Cristo diz, ou o que Kṛṣṇa diz, ou o que Rama diz, isto é, em termos de lugar, em termos de circunstâncias, atmosfera, pessoas, ouvinte. É diferente. Uma coisa que tento convencer uma criança não é possível ensinar a mesma coisa ao pai. Ou uma criança não pode entender o que é vida sexual, mas um jovem pode entender. A mesma criança, quando crescer, ele saberá. Então, você não pense que todos possam entender tudo. Então a Bíblia é falada sob certas circunstâncias; O Bhagavad-gītā é falado sob certas circunstâncias. É a diferença das circunstâncias. Caso contrário, o princípio é o mesmo. Na Bíblia também se diz: "Ame a Deus", e o Bhagavad-gītā também diz: "Ame a Deus". Não há diferença.