PT/Prabhupada 0298 - Se está ansioso para servir Krishna, esse é o ativo real



Lecture -- Seattle, October 4, 1968

Prabhupāda: Alguma pergunta?

Viṣṇujana: Como prestamos um serviço perfeito a Kṛṣṇa?

Prabhupāda: Pela sua ansiedade. "Haribol!" Se está ansioso para servir Kṛṣṇa, esse é o ativo real. Kṛṣṇa é ilimitado. Que serviço podemos oferecer-Lhe? E Ele também tem servos ilimitados. Que serviço Ele requer de você e eu? Ele é perfeito em si mesmo. Ele não requer nenhum serviço também. Mas, se está ansioso para servi-Lo, Ele não o recusa. Essa é a Sua misericórdia, essa é a Sua magnanimidade. Portanto, quanto mais aumenta a sua ansiedade para servir Kṛṣṇa, mais ela se torna perfeita. Ele é ilimitado. A sua ansiedade, torna-se ilimitado. Portanto, existe concorrência. Quanto mais serve a Kṛṣṇa, mais Ele te aceita e mais te dá inteligência. Entende? Então o mundo espiritual é ilimitado. Não há fim do serviço e não há fim da aceitação do serviço. Não é isso. Então, avidez. Tatra laulyam eka mūlyam (CC Madhya 8.70). Isso é ... eu não estou a produzir a resposta, mas estou-lhe a dar evidências de Rūpa Gosvāmī, o nosso ācārya. Ele diz: labhyato de pi kha-bhakti-rasa-bhavitā matiḥ krīyatāṁ yadi kuto 'pi. "Meus queridos senhores, meus queridos meninos e meninas, se puder comprar um ... O seu senso de amar Kṛṣṇa - 'Como posso amar Kṛṣṇa mais e mais' - isso, assim, essa ansiedade, se pode comprar esse matiḥ, significa inteligência; é uma inteligência muito boa: "'Como servirei Kṛṣṇa ...'" Kṛṣṇa-bhakti-rasa-bhāvitā matiḥ. Matiḥ significa inteligência ou status mental, "Servirei a Kṛṣṇa". "Se você pode adquirir esse estado de espírito em qualquer lugar, compre imediatamente." A próxima pergunta será: "Tudo bem, comprarei. Qual é o preço, sabe? " "Sim, sei qual é o preço." "Qual é esse preço?" "Laulyam, simplesmente a sua ânsia, só isso." Laulyam ekaṁ mūlyam (CC Madhya 8.70). "Ah, isso posso ter." Não. Na janma koṭibhis sukṛtibhir labhyate. Essa ânsia, como amar Kṛṣṇa, não está disponível mesmo depois de muitos e muitos nascimentos. Então, se tem uma pitada dessa ansiedade, "Como posso servir a Kṛṣṇa?" deve saber que é o homem mais afortunado. Apenas uma pitada, laulya, essa ansiedade: "Como posso servir a Kṛṣṇa?" é muito bom. Então Kṛṣṇa dará-lhe inteligência.

Teṣāṁ satata-yuktānāṁ
bhajatāṁ prīti-pūrvakam
buddhi-yogaṁ dadāmi tam ...
(BG 10.10)

"Qualquer pessoa que esteja envolvida com amor e carinho no Meu serviço, sem hipocrisia", pois Kṛṣṇa pode entender tudo. Ele está dentro de mim, dentro de você. Então Ele dará-lhe inteligência: "Meu querido menino, você faz assim." E, fazendo isso, o que ele alcançará? Yena mām upayānti te: "Ele voltará para mim." E que lucro ele obterá indo para lá? Yad gatvā nivartante tad dhāma paramaṁ mama (BG 15.6). Māṁ hi pārtha vyapāśritya ye 'pi syuḥ papa-yonayaḥ (BG 9.32). Duḥkhalayam aśāśvatam (BG 8.15). Há muitos. Por favor, leia Bhagavad-gītā As It Is. Obterá conhecimento perfeito, a ciência de Deus. Esse é o único estudo para o ser humano.

Então, simplesmente a sua ânsia é a perfeição para servir Kṛṣṇa. Aumente essa ansiedade. E ansiedade significa que se ama Krishna, essa ansiedade aumentará com o seu aumento de amo. "Como devo servir a Kṛṣṇa?" Porque é um funcionário voluntário, ninguém está a forçar. Isso significa que, a menos que ame Kṛṣṇa, como essa ansiedade aumentará? Então, existem tantas coisas para amar Kṛṣṇa. O começo é esse śravaṇaṁ kīrtanam. Este śravaṇam, ouvir e cantar. Ouvindo, está a ouvir Hare Kṛṣṇa, está a ouvir Bhagavad-gītā, está a ouvir Śrīmad-Bhāgavatam sobre Kṛṣṇa, e cantando. Esse é o começo. Então, naturalmente,

śravaṇaṁ kīrtanaṁ viṣṇoḥ
smaraṇaṁ pāda-sevanam
arcanaṁ vandanaṁ dāsyaṁ
sakhyam ātma-nivedanam
(SB 7.5.23)

Esses nove tipos de diferentes variedades de serviços para Kṛṣṇa vão ilumina-lo. fazê-lo avançar na consciência de Kṛṣṇa e a sua vida será bem-sucedida. Alguma outra pergunta? Tente entender, faça perguntas. Não é nada que estamos a pressionar à força. Você tem inteligência. Kṛṣṇa deu-lhe inteligência. Tente entender com a sua inteligência, mas não tente evitar. Faça a sua pergunta para entender, não faça pergunta para evitar. Existem dois tipos de pergunta. Essa pergunta não irá ajudá-lo. Se você tentar evitar, Kṛṣṇa ajudará você a evitar, e se deseja capturar Kṛṣṇa, Kṛṣṇa ajudará você a capturar. Duas coisas estão a acontecer. Qualquer caminho que quiser, pode aceitar. Ye yathā māṁ prapadyante esse tathaiva bhajāmy aham (BG 4.11). Kṛṣṇa ajuda de acordo com a atitude da pessoa. Se ... Existem ... Assim como muitos filósofos, eles querem esquecer Kṛṣṇa. Assim como encontrará no livro do Dr. Radhakrishnan, no nono capítulo. Kṛṣṇa disse: man-manā bhava mad-bhakto mad-yājī māṁ namaskuru (BG 18.65). A tradução está correta, mas ele comenta: "Não é para Kṛṣṇa que precisa de se render". Apenas veja. Isso significa que todo o processo de escrever o livro é enganar as pessoas, como alguém pode esquecer Kṛṣṇa. Então, se alguém quiser esquecer Kṛṣṇa, Kṛṣṇa dará-lhe tanta inteligência que ele nunca será capaz de entender Kṛṣṇa. Mas, se alguém tentar amar Kṛṣṇa, entendê-Lo, Ele dará muita inteligência, para entender. Isso é Kṛṣṇa. Você tem total liberdade. Mas, se esquecer Kṛṣṇa, terá que servir māyā, e se ama Kṛṣṇa, então māyā deixará você.