PT/Prabhupada 0306 - Devemos apresentar as nossas perguntas



Lecture -- Seattle, October 2, 1968

Prabhupāda: Então, alguma pergunta? Primeiro de tudo da audiência. Nós convidamos perguntas, se tiver alguma dúvida, dúvida sobre as declarações, pode perguntar. Tad viddhi praṇipātena paripraśnena sevayā (BG 4.34). Em tudo, se você é sério acerca de entender, deve fazer as suas perguntas duvidosas e depois entender. Entende. Sim?

Jovem: Alguém alcança uma consciência que está além das palavras? Ou, ouso dizer, existe uma comunicação que não é a palavra em si, mas talvez uma vibração, que é muito parecido com o som ou com o próprio som? Talvez procurando o oṁ. Existe uma comunicação, algo entendido entre você e eu, eu e meu irmão, outros, todos nós? Existe uma experiência talvez onde estamos ... Soa como "dong", "aung". Existe algo mais além do verbal? Conversa?

Prabhupāda: Sim, este Hare Kṛṣṇa.

Jovem: Hare Kṛṣṇa.

Prabhupāda: Sim.

Jovem: O senhor poderia elaborar? Poderia-me dizer como isso pode ser? Como pode ser o tempo todo? Em vez de ser homem, em vez de ter que falar inglês sozinho ou em outras línguas? Como falar esse idioma?

Prabhupāda: Bem, o som pode ser vibrado em qualquer idioma. Não importa que o Hare Kṛṣṇa possa soar apenas em sânscrito. Também pode vibra-lo em tom inglês: "Hare Kṛṣṇa". Existe alguma dificuldade? Estes jovens também estão a soar Hare Kṛṣṇa. Portanto, não há dificuldade. É o som que importa. Não importa quem está a soar. Assim como no piano, se você tocar, há "dung". Não importa se um americano está a tocar ou um indiano a tocar ou um toque hindu, ou muçulmano, o som é som. Da mesma forma, este piano, Hare Kṛṣṇa, apenas toca nele e ele soa. Isso é tudo. Sim?

Jovem (2): senhor senta-se e medita sozinho? O que faz com a sua mente enquanto ela vagueia? Pensa em alguma coisa? Coloca-a em alguma coisa ou deixa-a vagar sozinha?

Prabhupāda: Antes de tudo, deixe-me saber o que quer dizer com meditação?

Jovem (2): Sentado sozinho em silêncio.

Prabhupāda: Hein?

Tamāla Kṛṣṇa: Sentado sozinho em silêncio.

Prabhupāda: Sentado sozinho quieto. É possível? Pensa que isso é possível?

Jovem (2): Se você ouvir a sua própria mente.

Prabhupāda: Então a mente está sempre agindo.

Jovem (2): Ela conversa com você.

Prabhupāda: Como pode se sentar, a mente silenciosa? A mente está sempre agindo. Existe alguma experiência em que a mente não esteja a agir quando você se senta em silêncio? Quando dorme, a mente está a agir. Você está a sonhar. Essa é a ação da mente. Então, quando pensa que a sua mente está silenciosa?

Jovem (2): Era o que eu estava a tentar perguntar-lhe.

Prabhupāda: Sim. Portanto, a mente nunca fica em silêncio. Você tem que dedicar a sua mente a alguma coisa. Isso é meditação.

Jovem (2): Com o que o senhor a envolve?

Prabhupāda: Sim. Isso é Kṛṣṇa. ocupamos a nossa mente em Kṛṣṇa, a bela Suprema Personalidade de Deus. Não apenas envolver a mente, mas envolver a mente em ação com os sentidos. Porque a mente está a agir com os nossos sentidos.