PT/Prabhupada 0307 - Não apenas pensando em Krishna, mas também trabalhando para Krishna, sentindo para Krishna



Lecture -- Seattle, October 2, 1968

Prabhupāda: A sua mente disse: "Vamos para a recém-iniciada Sociedade ISKCON" então as suas pernas carregaram-no até aqui. Então lembre-se ... Pensar, sentir, querer, essas são as funções da mente. Então a mente pensa, sente e funciona. Então precisa consertar a sua mente, não apenas pensando em Kṛṣṇa, mas também trabalhando para Kṛṣṇa, sentindo por Kṛṣṇa. Essa é a meditação completa. Isso é chamado samādhi. A sua mente não pode sair. Você tem que envolver a sua mente de tal maneira que a mente pense em Kṛṣṇa, sinta por Kṛṣṇa, trabalhe por Kṛṣṇa. Essa é a meditação completa.

Jovem (2): O que o senhor faz com os olhos? Fecha os seus olhos?

Prabhupāda: Sim, os olhos são um dos sentidos. Mente é o senso geral e, sob o governador-geral, existem comissários particulares ou oficiais subordinados. Então os olhos, a mão, a perna, a língua, dez sentidos, eles estão a trabalhar sob a direção da mente. Assim, a mente é expressa, manifestada através dos sentidos. Portanto, a menos que envolva os seus sentidos da mesma maneira que a sua mente está a pensar, sentindo, não há perfeição. Haverá distúrbios. Se a sua mente está a pensar em Kṛṣṇa e os seus olhos estão a ver outra coisa, haverá interrupção ou contradição. Portanto, sob o ... Deve, em primeiro lugar, fixar a sua mente em Kṛṣṇa, e então todos os outros sentidos estarão envolvidos no serviço de Kṛṣṇa. Isso é bhakti.

sarvopādhi-vinirmuktaṁ
tat-paratvena nirmalam
hṛṣīkeṇa hṛṣīkeśa-
sevanaṁ bhaktir ucyate
(CC Madhya 19.170)

Hṛṣīka, hṛṣīka significa sentidos. Quando envolve os seus sentidos a serviço do mestre dos sentidos ... Kṛṣṇa é chamado Hṛṣīkeśa, ou o mestre dos sentidos. Mestre dos sentidos significa...Tente entender. Assim como esta mão. A mão está a funcionar muito bem, mas se a mão estiver paralisada ou se Kṛṣṇa lhe retira o poder, então a sua mão é inútil. Não pode restaurá-lo. Portanto, não é o dono da sua mão. Você está a pensar falsamente, "Eu sou o dono da minha mão". Mas, na verdade, não é mestre. O mestre é Kṛṣṇa. Portanto, quando os seus sentidos estiverem envolvidos no serviço do mestre dos sentidos, isso é chamado bhakti, serviço devocional. Agora os sentidos estão envolvidos na minha designação. Estou a pensar, "Este corpo é destinado à satisfação da minha esposa ou do meu isto, ou aquilo" tantas coisas, "O meu país, a minha sociedade". Isso é designação. Mas quando você chega à plataforma espiritual, entende que "Eu sou parte integrante do Supremo; portanto, as minhas atividades devem ser para satisfazer o Supremo." Isso é bhakti. Sarvopādhi-vinirmuktam (CC Madhya 19.170), sendo libertado de toda a designação. Quando os seus sentidos são purificados, e quando esses sentidos estão envolvidos no serviço do mestre dos sentidos, isso é chamado agir na consciência de Kṛṣṇa. Qual a sua pergunta? Portanto, a meditação, o envolvimento da mente, deve ser assim. Então será perfeito. Caso contrário, a mente estará tão trémula e inconstante que, se você não se fixar num determinado momento ... Fixar significa ... A mente quer fazer alguma coisa, porque o sintoma da mente é pensar, sentir e querer. Então você tem que treinar a sua mente de tal maneira que pense em Kṛṣṇa, você sentirá por Kṛṣṇa, trabalhará por Kṛṣṇa. Então é samādhi. Essa é a meditação perfeita.