PT/Prabhupada 0322 - O corpo é concedido por Deus De acordo com o seu Karma



Lecture on SB 1.15.40 -- Los Angeles, December 18, 1973

Foi-nos dado pelo Pai supremo: "Agora esta é a sua América. Esta é a sua Índia". Mas nada pertence ao americano ou ao indiano. Pertence ao Pai, o Pai supremo. Então, a menos que eles cheguem à consciência, "O Pai deu-me para desfrutar, isso é meu, mas na verdade, pertence ao Pai. " Isso é chamado consciência de Kṛṣṇa. Isso é chamado consciência de Kṛṣṇa.

Portanto, aqueles que são conscientes de Kṛṣṇa, totalmente conscientes de que "Nada me pertence. Tudo pertence a ... "īśāvāsyam idaṁ sarvaṁ yat kiñca "(isopanishad mantra 1). "Até a coisa minúscula, até o átomo, isso pertence a Deus. Eu não sou o proprietário." Se esse entendimento vier a você, você estará livre. Isso é afirmado no Bhagavad-gītā,

māṁ ca yo 'vyabhicāreṇa
bhakti-yogena se separa
de guṇān samatītyaitān
brahma-bhūyāya kalpate
(BG 14.26)

A escravidão é guṇamayī māyā, ser envolvido pelos modos qualitativos da natureza. Isso é escravidão. Mas, se alguém está envolvido em serviço devocional, ele não está sob esse cativeiro porque conhece as coisas como elas são. Então ... Assim como, eu sou estrangeiro e sou ... Então vim para o seu país. Então, se afirmo, "Este país é meu", há problemas. Mas se eu sei que vim como visitante ou como estrangeiro, então não há problemas. Eu posso mover-me livremente. Eu posso obter todas as condições do governo dos Estados Unidos. Não há problema. Da mesma forma, viemos aqui como viajantes, como visitantes, dentro deste mundo material, e se afirmarmos, "Este mundo material pertence- me," ou a um grupo de homens, ou grupo de nações, isso chama-se ignorância.

Então o movimento da consciência de Kṛṣṇa significa remover essa ignorância, para tornar as pessoas inteligentes, "Nada pertence a você. Tudo pertence a Deus". Então aqui está o processo geral, renúncia, que Maharaja Yudhisthira, ele está a dizer ... Porque, como eu já expliquei, porque estamos muito absorvidos na conceção de ahankara, "Eu sou esse corpo, e qualquer coisa em relação com esse corpo é meu." Isso é ilusão, moha. Isso se chama moha, ilusão. Janasya moho yam '. Moha significa ilusão. Isso é ilusão. Que ilusão é essa? Ahaṁ mameti: (SB 5.5.8) "Eu sou esse corpo, e qualquer coisa em relação a isso, é meu." Isso chama-se moha, ilusão. O corpo nem lhe pertence, porque o corpo é concedido por Deus de acordo com o seu karma. Assim como de acordo com o seu pagamento, o proprietário dá-lhe um apartamento. O apartamento não lhe pertence. Isso é um fato. Se pagar US $ 500 por semana, terá um apartamento muito bom e agradável. E se você pagar US $ 25, receberá outro. Da mesma forma, esses diferentes tipos de corpos que temos ... Todo o mundo tem um tipo diferente. Isto é apartamento. Na verdade, é um apartamento, porque eu estou a viver dentro deste corpo. Eu não sou esse corpo. Essa é a instrução do Bhagavad-gītā. Dehino 'smin yathā dehe ((BG 2.13). Asmin dehe, existe o dehi, o ocupante, não o proprietário. Ocupante. Como em qualquer apartamento, o ocupante é alguém e o dono é alguém. Da mesma forma, isso é um apartamento, esse corpo. Eu sou a alma espiritual, ocupante. Eu aluguei de acordo com o pagamento ou de acordo com o karma.