PT/Prabhupada 0337 - Não perca o seu tempo preocupando-se com a chamada felicidade e angústia



Lecture on CC Madhya-lila 20.103 -- Washington, D.C., July 8, 1976

Há tantas coisas com as quais temos que lutar. Isso é chamado de luta pela existência. Até os cientistas modernos, eles chamam ... Não é uma situação muito pacífica. A mesma pergunta foi levantada por Sanātana Gosvāmī. Porque deveria haver luta pela existência? Porque não vida fácil, vida pacífica? Porque alguns elementos externos estão nos fazendo oposição? Eu quero ser feliz, mas há oposição. Isso é luta pela existência. Esta pergunta deve estar lá: porquê? Mesmo com uma mosca, temos que lutar. Estou sentado, sem causar nenhum dano à mosca, mas ela ataca, incomoda-me. Há muitos. Mesmo se te sentares sem ofender ... Assim como estás a passar na rua, não há ofensa, mas de uma casa todos os cães começam a latir: "Porque estás vindo aqui? Por que estás vindo aqui?" Não havia motivo para ele latir, mas porque é um cachorro, o interesse dele é "Porque você está vindo, porque você está vindo?" Da mesma forma, não temos liberdade para ir de um lugar para outro no momento presente. Existe um departamento de imigração: "Porque estás vindo? Porque estás vindo?" Em muitos lugares, fomos recusados a entrar. Fomos recusados no avião. "Não, você não pode entrar, volte." Então eu tive que voltar. Então, tantas desvantagens. Padaṁ padaṁ yad vipadāṁ na teṣām (SB 10.14.58). Neste mundo material, não se pode viver muito pacificamente. Não muito, nada pacificamente, na realidade. Existem muitos impedimentos. O śāstra diz, padaṁ padaṁ yad vipadām: a cada passo existe perigo. Não apenas vindo desses animais inferiores, mas da sociedade humana, da natureza, sobre os quais não temos controle. Então, dessa maneira, a nossa vida não é muito feliz neste mundo material, e deveríamos avançar na indagação sobre o assunto, porque existem tantos impedimentos. Essa é a vida humana.

Essa é a vida humana. Então, como perguntar? Como se tornar feliz? Qual é o objetivo da vida? Sanātana Gosvāmī ... Não apenas Sanātana Gosvāmī, ele está nos representando. Nós não sabemos, nós não sabemos. Assim, pela misericórdia de Caitanya Mahāprabhu ou pela misericórdia dos servos de Caitanya Mahāprabhu, alguém pode ser esclarecido quanto ao ... Qual é o objetivo da vida, porque há luta pela existência, porque há morte. Eu não quero morrer; porque há nascimento? Não desejo entrar no ventre da mãe e permanecer em condições tão apertadas por tantos dias. Eu não quero tornar-me velho; mas estas coisas são-me impostas. Portanto, o nosso interesse, o interesse real, é como responder a essas perguntas, não providenciar desenvolvimento económico. O desenvolvimento económico, qualquer que seja o nosso destino, nós conseguimo-lo. Felicidade ou angústia, vamos conseguir. Assim como não procuramos a angústia, mas vem. Isso é nos imposto. Da mesma forma, a pouca felicidade que estás destinado a obter, também virá. Esse é o conselho dos śāstra. Não percas o teu tempo para obter artificialmente alguma felicidade. O que quer que estejas destinado a obter de felicidade, virá automaticamente. Como isso vai acontecer? Yathā duḥkham ayatnataḥ. Da mesma forma. Assim como não tentas obter angústia, mas isso acontece contigo. Da mesma forma, mesmo se não tentar a felicidade, o que quer que esteja destinado, receberás.

Portanto, não percas o teu tempo preocupando-te com a chamada felicidade e angústia. É melhor ocupar o teu valioso tempo para entender qual é o objetivo da vida, porque existem tantos problemas, porque tens que lutar pela existência. Este é o teu interesse ... Este é o movimento da consciência de Kṛṣṇa, estamos a induzir as pessoas a entender o problema. Não é um movimento sectário ou um chamado movimento religioso. É um movimento cultural educacional. Todo o homem tem que entender o objetivo da vida. Todo o homem tem que entender porque existe luta pela existência, se existe algum remédio, se houver algum processo em que possamos viver em paz, sem perturbações, sem qualquer ... Essas são as coisas a serem aprendidas na vida humana, e devemos abordar ... Assim como Sanātana Gosvāmī, ele era ministro, muito educado, bem colocado, mas abordou Caitanya Mahāprabhu. Portanto, devemos nos aproximar do Senhor Śrī Caitanya Mahāprabhu ou o seu representante, e nos render. Tad viddhi praṇipātena (BG 4.34). O caminho não é desafiador: "Você pode mostrar-me Deus?" Estes são desafios. Não assim. Deus está em toda a parte, mas antes de tudo prepara os teus olhos para ver Deus, então desafias: "Você pode mostrar-me Deus?" Essa atitude não vai nos ajudar. Submisso. Tad viddhi praṇipātena. Esta é a injunção do śāstra. Se queres entender a ciência, a ciência transcendental, tad viddhi - tenta entendê-la - mas praṇipātena, muito humildemente. Assim como Sanātana Gosvāmī está a questionar muito humildemente.