PT/Prabhupada 0358 - Nesta vida,devemos fazer uma resolução. Não mais. Chega de vir de novo



Lecture on BG 7.14 -- Hamburg, September 8, 1969

Agora, como iremos encontrar a morte? Como cães e gatos? Então, qual é a utilidade dessa forma de vida humana? Os cães e gatos têm corpo. Eles também encontrarão a morte. E eu tenho corpo, eu também encontrarei a morte. Então, estou destinado a encontrar a morte como cães e gatos? Então, que tipo de ser humano eu sou? Não. O śāstra diz labdhvā su-durlabham idaṁ bahu-sambhavānte (SB 11.9.29). Depois de muitas, muitas evoluções em diferentes tipos de corpos ... Você entende a teoria da evolução. Não é exatamente como a teoria de Darwin, mas este processo evolutivo está lá. Isso é admitido na literatura védica. Do grau inferior de vida animal ao grau superior de vida animal. Portanto, esta forma de vida humana deve ser entendida. Conseguimos essa forma de vida humana depois de muitos, muitos graus de vida inferiores. Labdhvā su-durlabham. E é muito rara. Você conte, aqueles que são biólogos, conte quantos tipos de entidades vivas existem. Existem 8.400.000 espécies de vida. Nisso, os seres humanos são em quantidade muito pequena. De 8.400.000, as espécies humanas de vida são 400.000, em comparação com outros animais, uma quantidade muito pequena. Dentro disso, existem muitos homens incivilizados. Eles são quase animais. Então, há uma forma civilizada de ser humano, assim como nós. Fora deles, eles não sabem ... Muitos, eles não sabem o que é vida espiritual. Manuṣyāṇām. Isso também é afirmado no Bhagavad-gītā: manuṣyāṇāṁ sahasreṣu (BG 7.3). Dentre muitos milhares de seres humanos, um está interessado em arranjar uma solução para os problemas. Nem todos. Todo mundo, eles não sabem nem qual é o problema. Nem se importam com isso. Eles pensam: "Tudo bem, que haja um problema. Temos esta vida, vamos desfrutar dos sentidos. " Então, eles são quase como animais. Mas aqueles que são curiosos para resolver o problema, são realmente aceites como seres humanos. Outros, eles nem mesmo são seres humanos. Eles são quase animais.

Então você tem essa oportunidade. Este corpo deve ser utilizado adequadamente, para resolver o problema. Se simplesmente nos deixarmos nas ondas do ciclo de nascimento e morte, de diferentes tipos de corpo, isso não é uma inteligência muito boa. Absolutamente nada de inteligência. Portanto, essa forma de vida humana deve ser utilizada para solucionar o problema. Essa é a civilização védica. Eles enfatizam mais a solução dos problemas, os problemas reais. O modo de vida materialista significa aumentar e criar problemas. Essa não é uma civilização humana perfeita. A civilização humana perfeita é que tem que se sentar muito calmamente, em silêncio e pensar filosoficamente, "Como resolver esse problema? Onde devo obter o conhecimento?" Esta é a forma humana. Toda a instrução védica é assim. Agora, utilize essa forma de vida para encontrar uma solução para o problema. Não morra, antes que a morte chegue, encontre uma solução. Não morra como cães e gatos. Não. E aquele que tenta ... O Veda diz, etad viditvā yaḥ prayāti sa brāhmaṇaḥ: "Aquele que morre após tentar solucionar os problemas, ele é brāhmaṇa." E aquele que morre como cães e gatos, ele é chamado de kṛpaṇa. Kṛpaṇa significa um homem muito menos inteligente.

Portanto, não devemos morrer como cães e gatos. Devemos morrer como brāhmaṇa. Mesmo que numa vida esta solução não seja encontrada, então você terá a oportunidade na próxima vida. Assim como todos esses jovens que vieram até nós, é para ser entendido que eles tentaram na sua última vida também encontrar uma solução para este problema, mas não foi concluída. Existe outra oportunidade. Essas coisas são declaradas no Bhagavad-gītā. Portanto, agora, nesta vida, você deve estar determinado. Aqueles que estão chegando em contacto com a consciência de Kṛṣṇa e iniciaram a execução, eles devem estar muito determinados: "Nesta vida arranjaremos uma solução. Não mais. Não mais voltar." Essa deve ser a nossa determinação. Portanto, este movimento da Consciência de Krsna é para este propósito, para arranjar a solução de todos os problemas da vida e voltar para casa, de volta para o Supremo, onde obtemos vida eterna e bem-aventurada de conhecimento. Esta é a soma e a substância do movimento da consciência de Kṛṣṇa.