PTBR/Prabhupada 0201 - Como parar a sua morte



Lecture on CC Madhya-lila 20.102 -- Baltimore, July 7, 1976

Então, estamos buscando conhecimento, mas tantas coisas nos são desconhecidas. Portanto Sanātana Gosvāmī está nos ensinando, através de seu comportamento prático, a nos aproximarmos do mestre espiritual, e colocando o seu caso que "eu estou sofrendo desta maneira." Ele foi ministro, não havia nenhuma questão de sofrimento. Ele era muito bem situado. Ele já explicou, que grāmya-vyavahāre paṇḍita, tāi satya kari māni. "Há tantas perguntas que não posso responder. Não há uma solução. Ainda assim, as pessoas dizem que eu sou um homem muito culto - E eu aceito isso, estupidamente." Ninguém é homem culto a menos que ele busque o guru. Tad-vijñānārthaṁ sa gurum evābhigacchet (MU 1.2.12). Portanto, a injunção védica é que se você quer ser culto, em seguida, vá até o guru, guru fidedigno, não o chamado guru.

tad viddhi praṇipātena
paripraśnena sevayā
upadekṣyanti te jñānaṁ
jñāninas tattva-darśinaḥ
(BG 4.34)

Guru significa aquele que tem visto a Verdade Absoluta. Isso é guru. Tattva-darśinaḥ, tattva significa a Verdade Absoluta, e darśinaḥ, aquele que tem visto. Portanto, este movimento, o nosso movimento da consciência de Kṛṣṇa, é para esse fim, para ver a Verdade Absoluta, para compreender a Verdade Absoluta, para conhecer os problemas da vida e como solucioná-los. Essas coisas são o nosso assunto. Nosso assunto não são as coisas materiais, que de alguma forma ou outra você tem um carro e um bom apartamento e uma boa esposa, em seguida, todos os seus problemas são resolvidos. Não. Isso não é solução de problemas. O verdadeiro problema é como parar a sua morte. Esse é o problema real. Mas porque é assunto muito difícil, ninguém toca nele. "Oh, morte - vamos morrer pacificamente." Mas ninguém morre pacificamente. Se eu tomar uma adaga e disser, "agora morro em paz", (risos) toda a condição pacífica termina imediatamente. Ele vai chorar. Então, essas coisas são um absurdo, se alguém diz: "Eu vou morrer em paz." Ninguém morre em paz, isso não é possível. Por isso a morte é um problema. O nascimento também é um problema. Ninguém é pacífico enquanto está dentro do útero da mãe. É uma condição hermética, e hoje em dia há o risco de ser morto também. Então, não há questão de tranqüilidade, nascimento e morte. E então a velhice. Assim como eu sou velho, tantos problemas eu tenho. Então, a velhice. E da doença, todos têm experiência, mesmo uma dor de cabeça é suficiente para dar-lhe problemas. O verdadeiro problema é este: nascimento, morte, velhice e doença. Esta é a declaração dada por Kṛṣṇa, que janma-mṛtyu-jarā-vyādhi duḥkha-doṣānudarśanam (BG 13.9). Se você é inteligente, você deve aceitar estes quatro problemas da vida como muito perigosos.

Então, eles não têm conhecimento; portanto, evitam essas questões. Mas nós levamos estas questões muito a sério. Essa é a diferença entre outro movimento e o movimento da consciência de Kṛṣṇa. O nosso movimento é como resolver estes problemas.