PTBR/Prabhupada 0202 - Quem pode amar melhor do um pregador?



Morning Walk -- May 17, 1975, Perth

Amogha: As avestruzes escondem sua cabeça em um buraco no chão.

Prabhupāda: Sim.

Paramahaṁsa: Mas deve haver algum avanço, porque tanta gente está se juntando ao movimento da consciência de Kṛṣṇa.

Prabhupāda: Eles estão fazendo progresso real. Bhava-mahā-dāvāgni-nirvāpaṇam. Suas ansiedades materiais vão acabar. Eles estão avançando. Ceto-darpaṇa-mārjanaṁ bhava-mahā-dāvāgni-nirvāpaṇam (CC Antya 20.12). Por cantar Hare Kṛṣṇa, o seu coração sujo vai ser lavado, e quando ficar completamente limpo, todos os problemas da existência material vão terminar. Não mais ansiedade.

Paramahaṁsa: Os devotos parecem felizes, mas... Os devotos de Kṛṣṇa parecem felizes, mas eles não fazem muito trabalho prático. Eles sempre cantam e dançam e pedem algum dinheiro. Mas eles não fazem nenhum trabalho prático. Nós estamos fazendo muitas coisas práticas.

Prabhupāda: Dançar não é trabalho? E escrever livros não é trabalho? Vender nossos livros não é trabalho? O que é trabalho então? Hm? Pular como um macaco? Sim? Isso é trabalho?

Amogha: Mas nós estamos ajudando as pessoas praticamente, como no hospital ou na casa de reabilitação para alcoólicos...

Prabhupāda: Não, o que... Como você está ajudando? Você acha que alguém que é internado no hospital não vai morrer? Como você está ajudando? Você está pensando que está ajudando.

Amogha: Mas ele vive por mais tempo.

Prabhupāda: Isso é mas uma tolice. Quanto tempo você vai viver? Quando a hora da morte vem, você não vai continuar a viver nem mais um segundo. Quando um homem vai morrer, sua vida está terminada. Seu remédio, sua injeção podem dar mais um minuto de vida? Existe esse remédio?

Amogha: Bem, parece haver.

Prabhupāda: Não...

Amogha: Às vezes, quando eles dão tratamento, a pessoa vive mais tempo.

Paramahaṁsa: Eles falam que através do aperfeiçoamento de transplante de coração, eles podem fazer os pacientes viverem...

Prabhupāda: Eles podem falar, eles... Porque eles são enganadores, por que acreditar em suas palavras? Nós devemos considerá-los patifes, só isso. (Alguém xinga no fundo; Prabhupāda responde em voz alta) (risos) Mais um patife. Ele está aproveitando a vida. O mundo é cheio de patifes. Nós precisamos ser bastante pessimistas, nada otimistas a respeito desse mundo. A menos que você se torne pessimista, você não será capaz de voltar para casa. Se você tem um pouquinho de atração por esse mundo - "É bom" - então você precisa permanecer aqui. Sim. Kṛṣṇa é muito rigoroso.

Paramahaṁsa: Mas Jesus falou: "Ama o teu irmão como a ti mesmo." Então se amamos nosso irmão...

Prabhupāda: Isso nós estamos fazendo. Estamos oferecendo a consciência de Kṛṣṇa. Isso é amar, amar de verdade. Estamos oferecendo a vida eterna, a bem-aventurança eterna. A menos que amemos o nosso próximo, porque iríamos nos dar ao trabalho? O pregador tem que amar as pessoas. Do contrário, por que ele está se dando ao trabalho? Ele pode fazer isso por si mesmo, em casa. Por que ele está se dando ao trabalho? Por que com 80 anos eu vim para cá se eu não amasse? Então, quem pode amar mais do que um pregador? Ele ama até os animais. Por isso, ele fala, "por favor não coma carne." Os enganadores, eles amam os animais? Eles estão comendo e falam que amam seu país, isso é tudo. Ninguém ama. É simplesmente gratificação dos sentidos. Se alguém ama de verdade, ele é consciente de Kṛṣṇa, É tudo. Todos enganadores. Eles só querem gozar dos sentidos, e eles vão colocar uma placa: "Eu amo todo mundo." Esse é o seu negócio. E os tolos estão aceitando, "Oh, esse homem parece muito filantrópico." Ele não ama ninguém. Ele só ama os seus sentidos. Isso é tudo. O servo dos sentidos, isso é tudo.