PTBR/Prabhupada 0306 - Devemos Apresentar Nossas Dúvidas



Lecture -- Seattle, October 2, 1968

Prabhupāda: Então alguma pergunta? Primeiro as da audiência. Pedimos que façam perguntas, se você tiver alguma pergunta ou dúvida sobre as declarações, você pode perguntar. Tad viddhi praṇipātena paripraśnena sevayā (BG 4.34). Tudo, se você for sério para compreender... deveríamos apresentar nossas perguntas cheias de dúvidas e, então, compreender. Entende? Sim?

Jovem: A pessoa alcança uma consciência que está além das palavras? Ou, ouso dizer, há uma comunicação que não é a palavra em si, mas talvez uma vibração, que é muito parecida com o som ou o som em si? Talvez alcançar o oṁ. Existe uma comunicação, algo entendido entre você e eu, eu e meu irmão, os outros, todos nós? Existe uma experiência talvez onde nós estejamos... Isso soa como "dong", "aung." Há algo mais além do literal? Da fala?

Prabhupāda: Sim, este Hare Kṛṣṇa.

Jovem rapaz: Hare Kṛṣṇa.

Prabhupāda: Sim.

Jovem: Você poderia explicar melhor? Você poderia me dizer como isso pode ser? Como isso pode ser o tempo todo? Em vez de ser um homem, em vez de ter que falar inglês sozinho ou outras línguas? Como falar essa língua?

Prabhupāda: Bem, o som pode ser vibrado em qualquer língua. Não importa que esse Hare Kṛṣṇa possa ser pronunciado em sânscrito apenas. Você pode pronunciá-lo em inglês também: "Hare Kṛṣṇa". Há alguma dificuldade? Esses meninos, eles também estão pronunciando Hare Kṛṣṇa. Portanto, não há dificuldade. É o som que importa. Não importa quem está pronunciando. Assim como no piano, se você tocar, faz "daan". Não importa se um americano está batendo ou um indiano está batendo, ou um hindu ou muçulmano batendo, som é som. Da mesma forma, este piano, Hare Kṛṣṇa, você apenas o toca e ele soará. Isso é tudo. Sim?

Jovem (2): Você senta e medita sozinho? O que você faz com a sua mente já que ela vagueia? Você pensa em alguma coisa? Você a põe em algo ou a deixa vagar por si mesma?

Prabhupāda: Primeiro de tudo, deixe-me saber o que você quer dizer com meditação?

Jovem (2): Sentar sozinho em silêncio.

Prabhupāda: Huh?

Tamāla Kṛṣṇa: Sentar sozinho em silêncio.

Prabhupāda: Sentar sozinho em silêncio. É possível? Você acha que é possível?

Jovem (2): Se você ouvir a sua própria mente.

Prabhupāda: Então a mente está sempre agindo.

Jovem (2): Ela conversa com você.

Prabhupāda: Como você pode sentar-se...mente silenciosa? A mente está sempre agindo. Existe alguma experiência em que a mente não está agindo quando você se senta em silêncio? Quando você dorme, a mente está agindo. Você está sonhando. Esta é a ação da mente. Então, quando você acha que sua mente está em silêncio?

Jovem (2): É o que eu estava tentando te perguntar.

Prabhupāda: Sim. Assim, portanto, a mente nunca está silenciosa. Você tem que ocupar sua mente em alguma coisa. Isso é meditação.

Jovem (2): Em que você a ocupa?

Prabhupāda: Sim. Isso é Kṛṣṇa. Nós ocupamos nossa mente em Kṛṣṇa, a bela Suprema Personalidade de Deus. Não só simplesmente ocupar a mente, mas ocupar a mente em ação com os sentidos. Porque a mente está agindo com nossos sentidos.