PTBR/Prabhupada 0390 - O Significado para Jaya Radha-Madhava



Purport to Jaya Radha-Madhava -- New York, July 20, 1971

Portanto, esta é a natureza original de Krishna, natureza original de Krishna. Ele é Rādhā-Mādhava. Ele é o amante de Śrīmatī Rādhārāṇī. E kuñja-vihārī, sempre desfrutando da companhia das gopīs dentro dos arbustos da floresta de Vrndavana. Rādhā-mādhava kuñja-vihārī. Então, Ele não é único amante de Rādhārāṇī, mas braja-jana-vallabha. Todos os residentes de Vṛndāvana, eles adoram Krishna. Eles não sabem de nada. Eles não sabem se Krishna é Deus, ou não; nem eles estão muito assediados, que "eu amarei Krishna se Ele for Deus." "Ele pode ser Deus ou Ele pode ser tudo o que Ele é. Não importa, mas nós amamos Krishna." Isso é tudo. Isso é chamado de amor puro. "Se Krishna é Deus, então eu vou amá-Lo" - isso é amor condicional. Isso não é amor puro. Krishna pode ser Deus ou o que quer que seja, mas por Seus atos maravilhosos, o Vrajavāsī, eles estão pensando, "Oh Krishna, Ele é uma criança muito maravilhosa, talvez algum semideus. Talvez algum semideus." Porque as pessoas estão geralmente com a impressão de que os semideuses são todo-poderosos. Eles são poderosos dentro deste mundo material. Mas eles não sabem que Krishna está acima de todos eles. Īśvaraḥ paramaḥ kṛṣṇaḥ sac-cid-ānanda-vigrahaḥ (Bs. 5.1). O maior semideus, Brahmā, está dando sua opinião, "O supremo controlador é Krishna."

Assim como os moradores de Vṛndāvana, eles amam Krishna sem qualquer condição, da mesma forma, Krishna também os ama. Vraja-jana-vallabha giri-vara-dhārī. Quando os habitantes de Vṛndāvana estavam em perigo, porque eles pararam Indra-yajña, e Indra ficou muito irado e mandou uma nuvem muito grande, poderosa, e choveu sobre Vṛndāvana incessantemente durante sete dias, por isso, quando os habitantes se tornaram muito perturbados, Krishna, embora Ele era um menino de apenas sete anos de idade, Ele os salvou levantando a Colina de Govardhana. Então, Ele ensinou a Indradeva, semideus, que, "Parar o seu distúrbio é a ocupação do meu dedo mindinho. Isso é tudo." Então, ele caiu de joelhos. Essas coisas você vai encontrar no Livro de Krishna. Assim como o Gopī-jana-vallabha, a Sua única ocupação é como proteger gopī-jana. Assim, o nosso movimento da consciência de Krishna é como se tornar uma das gopī-jana. Então Krishna nos salvará de qualquer perigo, mesmo levantando um morro ou montanha. Krishna é tão gentil e tão poderoso. Quando Krishna levantou a colina, Ele não praticou algum sistema de yoga. E isso é Deus. Embora Ele era uma criança, ele estava brincando como uma criança, Ele estava tratando como uma criança, mas quando havia necessidade, Ele estava manifestando-se como Deus. Isso é Krishna. Isso é Krishna, Ele não tem que ir e praticar algum sistema de yoga, então, ele se torna Deus. Não. Ele não é esse tipo de Deus, não um Deus fabricado. Ele é Deus.

Então gopī-jana-vallabha giri-vara-dhārī. E como uma criança, como filho amado de Yaśodā, Yaśodā-nandana,... Krishna gosta de ser um filho de um devoto. Ele quer ser castigado por seu pai e mãe devotos. Porque todo mundo adora Ele, ninguém vai castigá-Lo, então Ele tem prazer quando um devoto O repreende. Este é o serviço de Krishna. Se Krishna sente prazer sendo castigado, então a responsabilidade é tomada por um devoto: "Tudo bem, eu me tornarei Seu pai e vou castigar Você." Quando Krishna quer lutar, um de Seus devotos se torna Hiraṇyakaśipu e luta com Ele. Assim, todas as atividades de Krishna é com Seus devotos. Ele é... Portanto, para se tornar associado de Krishna, para desenvolver a consciência de Krishna... Yaśodā-nandana vraja-jana-rañjana. Seu único serviço é como satisfazer... Assim como o serviço de braja-jana é como satisfazer Krishna, da mesma forma, o serviço de Krishna é como satisfazer braja-jana. Esta é a reciprocidade do amor. Yamunā-tīra-vana-cārī. Krishna, a Suprema Personalidade de Deus, está vagando nas margens do Yamunā para agradar as gopīs, os vaqueirinhos, os pássaros, bestas, bezerros. Eles não são pássaros comuns, bestas, bezerros ou homens. Eles estão no topo da auto-realização. Kṛta-puṇya-puñjāḥ (SB 10.12.11). Depois de muitas, muitas vidas eles alcançaram essa posição, para brincar com Krishna.

Assim, o nosso movimento da consciência de Krishna é tão bom, que todos podem ir para Kṛṣṇaloka, e tornar-se seu associado, como um amigo ou tantas outras coisas, como um servo, como pai, como mãe. E Krishna é agradável para qualquer uma dessas proposições. Essas coisas são descritas muito bem em nossos Ensinamentos do Senhor Caitanya. Então, Krishna não sai nem mesmo um passo de Vṛndāvana. O Krishna original está em Vṛndāvana. Isso é descrito no Brahma-saṁhitā,

cintāmaṇi-prakara-sadmasu kalpa-vṛkṣa-
lakṣāvṛteṣu surabhīr abhipālayantam
lakṣmī-sahasra-śata-sambrahma-sevyamānaṁ
govindam ādi-puruṣaṁ (tam ahaṁ bhajāmi)
(Bs. 5.29)

Brahmā está aceitando a Suprema Personalidade de Govinda, Krsna em Vṛndāvana. Veṇuṁ kvaṇantam: "Ele está empenhado em tocar flauta."

(veṇuṁ kvaṇantam) aravinda-dalāyatākṣaṁ
barhāvataṁsam asitāmbuda-sundarāṅgam
kandarpa-koṭi-kamanīya-viśeṣa-śobhaṁ
govindam ādi-puruṣaṁ tam ahaṁ bhajāmi
(Bs. 5.30)

Então, aproveite esses livros, este conhecimento e esta prasādam, este cântico, e seja feliz e vá para Krishna. Coisa muito agradável. Tudo certo.