PTBR/Prabhupada 0435 - Nós estamos perplexos com todos esses problemas mundanos



Lecture on BG 2.8-12 -- Los Angeles, November 27, 1968

Devoto: "Não consigo encontrar meios para afastar este pesar que está secando meus sentidos. Eu não vou mesmo ser capaz de destruí-lo se eu ganhar um reino incomparável sobre a terra, com a soberania assim como a dos semideuses no céu (BG 2.8). Sanjaya disse: Tendo falado assim, Arjuna, castigador do inimigo disse a Krishna, Govinda, 'Eu não lutarei', e ficou em silêncio (BG 2.9). Naquela hora, o descendente de Bharata, Krishna, sorrindo no meio de ambos os exércitos, falou as seguintes palavras para o aflito Arjuna (BG 2.10). O Bendito Senhor disse..."

Prabhupada: Então, quando estamos muito aflitos em uma posição perigosa, como se estivéssemos perdidos, Krishna sorri. Entende? Às vezes pensamos que... Isso é chamado de ilusão. O mesmo exemplo, apenas um homem no sonho, chorando: "Há um tigre, há um tigre. Ele está me comendo", e o homem ao ser despertado, ele sorri: "Onde está o tigre? Onde está o tigre?" E esse homem está gritando, "Tigre, tigre, tigre." Da mesma forma, quando estamos muito perplexos... Assim como os políticos, eles estão às vezes perplexos em uma situação política e afirmando: "Esta é a minha terra, meu país" e outro partido também afirmando: "É a minha terra, meu país", e eles estão lutando muito gravemente. Krishna sorri. "O que estes tolos estão reivindicando 'meu país, minha terra'? É a Minha terra, e eles estão reivindicando 'minha terra' e lutando". Na verdade, a terra pertence a Krishna, mas essas pessoas, sob ilusão, afirmam: "Está é minha terra, este é o meu país" esquecendo-se de quanto tempo eles vão pertencer a este país ou nação. Isso é chamado de ilusão.

Portanto, esta é a nossa posição. Sem entender a nossa posição real estamos perplexos com todos esses problemas mundanos, que são todos falsos. Janasya moho 'yam ahaṁ mameti (SB 5.5.8). Moha, moha significa ilusão. Esta é a ilusão. Então, todo mundo está sob essa ilusão. Então, quem é inteligente, se ele pode entender que esta posição mundana é simplesmente ilusão... Os, todos os pensamentos que tenho inventado, com base no princípio do "eu" e "meu", isto é tudo ilusão. Então, quando alguém é inteligente e quer sair da ilusão, ele se rende a um mestre espiritual. Isto está sendo exemplificado por Arjuna. Quando ele está muito perplexo... Ele estava falando com Krsna como amigo, mas ele viu que "Esta conversa amigável não vai resolver a minha pergunta." E ele escolheu Krishna, porque ele sabia o valor de Krishna. Pelo menos, ele deveria saber. Ele é amigo. E ele sabe que Kṛṣṇa é aceito... "Embora Ele está agindo como meu amigo, mas por grandes autoridades Krishna é aceito como a Suprema Personalidade de Deus." Que era conhecido por Arjuna. Então, ele disse que "eu estou muito confuso porque eu não consigo entender. Mesmo aceitando que serei vitorioso nesta batalha, ainda assim eu não serei feliz. O que falar de ser vitorioso neste planeta, se eu me tornar o rei de todos os outros planetas ou se eu me tornar um semideus no sistema planetário mais elevado, ainda assim este sofrimento não pode ser atenuado. "