PTBR/Prabhupada 0468 - Simplesmente indague e esteja pronto para Servir Krishna



Lecture on SB 7.9.9 -- Mayapur, March 1, 1977

Pradyumna: Tradução: "Prahlāda Mahārāja continuou: Pode-se possuir riqueza, uma família aristocrática, beleza, austeridade, educação, experiência sensorial, brilho, influência, força física, diligência, inteligência, e poder místico yogue mas eu acho que mesmo com todas essas qualificações não se pode satisfazer a Suprema Personalidade de Deus. No entanto, pode se satisfazer o Senhor simplesmente através do serviço devocional Gajendra fez isso, e portanto o Senhor estava satisfeito com ele."

Prabhupāda:

manye dhanābhijana-rūpa-tapaḥ-śrutaujas-
tejaḥ-prabhāva-bala-pauruṣa-buddhi-yogāḥ
nārādhanāya hi bhavanti parasya puṁso
bhaktyā tutoṣa bhagavān gaja-yūtha-pāya
(SB 7.9.9)

Então esses bens materiais. (ao lado:) Não está funcionando? (ruídos no microfone) Humm? Riqueza, dhana. Ninguém pode cativar Kṛṣṇa por todas essas posses materiais. Essas são posses materiais: dinheiro, em seguida mão-de-obra. Beleza, educação, austeridade, pode místico e assim por diante, assim por diante. Há tantas coisas. Eles não são capazes de se aproximar da Suprema Personalidade de Deus Krsna pessoalmente diz, bhaktyā mām abhijānāti (BG 18.55). Ele não diz todas essas posses materiais, que "se alguém é um homem muito rico, ele pode ter Meu favor." Não. Kṛṣṇa não é um homem pobre como eu, que se alguém me dá algum dinheiro, eu fico beneficiado. Ele é auto-suficiente, ātmārāma. Portanto não há necessidade de qualquer ajuda de ninguém. Ele é completamente satisfeito, ātmārāma. Somente bhakti, amor, isso é requerido. Bhakti significa servir Kṛṣṇa. Ou seja sem nenhuma finalidade. Ahaituky apratihatā. Aquela bhakti, pura. Anyābhilāṣitā-śūnyaṁ jñāna-karmādy-anāvṛtam (CC Madhya 19.167, Brs. 1.1.11). Em todos os lugares esta é a declaração do śāstra, que bhakti deve ser pura.

anyābhilāṣitā-śūnyaṁ
jñāna karmādy-anāvṛtam
ānukūlyena kṛṣṇānu-
śīlanaṁ bhaktir uttamā
(Brs. 1.1.11)
sarvopādhi-vinirmuktaṁ
tat paratvena nirmalam
hṛṣīkeṇa hṛṣīkeśa
sevanaṁ bhaktir ucyate
(CC Madhya 19.170)

Há tantas outras definições. E se temos bhakti, amor por Kṛṣṇa, então não requeremos uma grande quantia de dinheiro ou força ou educação ou austeridade. Nada disso. Krishna diz, patraṁ puṣpaṁ phalaṁ toyaṁ yo me bhaktyā prayacchati (BG 9.26). Ele não exige nada de nós, mas Ele quer que cada um, isso porque ele é parte e parcela de Kṛṣṇa, Ele quer ver que todos são obedientes a Ele, que todos O amem. Essa é a Sua aspiração. Assim como um pai que é um homem muito rico. Ele não requer qualquer ajuda do seu filho, mas ele aspira que seu filho deve ser obediente e amável. Essa é sua satisfação. Essa é toda a situação. Kṛṣṇa criou... Eko bahu śyāma. Somos vibhinnāṁśa - mamaivāṁśo jīva-bhūtaḥ (BG 15.7) - parte e parcela de Kṛṣṇa, cada um de nós. Então todo mundo tem algum dever. Kṛṣṇa nos criou, esperando que algo fosse feito, por nós para a satisfação de Kṛṣṇa. Isso é bhakti. Para que, nossa oportunidade, seja obtida nessa forma humana de vida. Nós não devemos desperdiçar nosso tempo valioso em nenhuma outra ocupação ou negócio. Simplesmente indague e esteja pronto em como servir a Kṛṣṇa. Ānukūlyena kṛṣṇānuśīla. Ānukūla. Não a sua satisfação mas a satisfação de Kṛṣṇa. Isso é chamado de ānukūla, favorável. Ānukūlyena kṛṣṇānuśīlanam (CC Madhya 19.167). E anuśīlanam significa atividade, não que "Em transe estou em meditação." Isso é também... Algo é melhor do que nada, mas verdadeiro serviço devocional é atividade. Um indivíduo deve ser ativo, e a melhor atividade é pregar a glória da Suprema Personalidade de Deus. Essa é a melhor atividade. Na ca tasmān manuṣyeṣu kaścin me prīya-kṛttamaḥ (BG 18.69).