PTBR/Prabhupada 0658 -O Srimad-Bhagavatam é a suprema Jñāna-yoga e Bhakti-yoga combinada



Lecture on BG 6.13-15 -- Los Angeles, February 16, 1969

Devotos: Todas as glórias a Śrīla Prabhupāda.

Prabhupāda: Hare Kṛṣṇa. Sāṅkhya-yoga é a aṣṭāṅga-yoga. Esta postura sentada e meditação, isso é chamado de sāṅkhya-yoga. E jñāna-yoga significa por, através de um processo filosófico. Pelo processo analítico o que é Brahman e o que não é Brahman. Neti neti. Isso é jñāna-yoga. Assim como Vedānta-sūtra, jñāna-yoga. Você estuda Vedānta-sūtra, diz-se janmādy asya yataḥ (SB 1.1.1). Eles dão uma dica de códigos, que o Supremo Brahman, A verdade absoluta é aquela de quem tudo emana. Agora vamos tentar entender o que deve ser isso. Isso é explicado no Śrīmad-Bhāgavatam. Qual é a natureza dessa Verdade Absoluta. A Verdade Absoluta, no primeiro verso do Śrīmad-Bhāgavatam é dito: janmādy asya yato 'nvayād itarataś cārtheṣv abhijñaḥ svarāṭ (SB 1.1.1). Agora, a Verdade Absoluta, se Ele é a causa suprema de toda emanação, então, quais são os sintomas? O Bhāgavata disse que Ele deve estar ciente. Ele não está morto. Ele deve estar ciente. E que tipo de conhecimento? Anvayād itarataś cārtheṣu. Assim como eu estou ciente, vocês também estão cientes. Mas eu não me conheço, nem sei quantos cabelos existem em meu corpo. Eu estou reivindicando que esta é a minha cabeça. Mas se eu perguntar a qualquer um: "Você sabe quantos fios de cabelo que você tem em seu corpo?" Esse tipo de conhecimento não é conhecimento. Mas o Supremo, Bhāgavata diz que Ele sabe de tudo, direta e indiretamente. Eu sei que eu estou comendo, mas eu não sei como o meu processo de comer está ajudando a minha circulação do sangue, como ele está sendo transformado, como ele está trabalhando, como ele vai através das veias. Eu não sei de nada. Mas Deus deve ser Aquele que conhece tudo - cada canto de Sua criação, o que está acontecendo, Ele deve saber. Portanto, o Bhāgavata explica, que a Verdade Suprema, de quem tudo emana, Ele deve ser extremamente consciente. Consciente. Abhijñaḥ, abhijñaḥ significa consciente.

Isso, você pode questionar: "Então, se Ele é tão poderoso, sábio e consciente, Ele deve ter aprendido de um semelhante..." Não. Nós dizemos que, se Ele adquire conhecimento de alguém, então ele não é Deus. Svarāṭ. Automaticamente. Ele é auto-independente. Este é jñāna-yoga. O estudo, qual é a natureza por... Basta analisar o que deve ser a natureza do Supremo, de quem tudo emana. Isso é explicado no Śrīmad-Bhāgavatam. Portanto Śrīmad-Bhāgavatam é a suprema jñāna-yoga e bhakti-yoga combinados. Sim. O processo de jñāna-yoga significa procurar a Verdade Absoluta, ou compreender a natureza da Verdade Absoluta por meio filosófico. E isso é chamado de jñāna-yoga. E o nosso é bhakti-yoga. Bhakti-yoga significa, o processo é o mesmo, o objetivo é o mesmo. Um está tentando alcançar o objetivo final supremo por meio filosófico, um está tentando concentrar sua mente no Supremo, e o outro, os bhaktas, eles estão simplesmente comprometendo-se a servir ao Senhor Supremo para que Ele se revele. Um processo é entender pelo processo ascendente. E o outro processo é o processo descendente. Assim como na escuridão, se você tentar entender o que é o sol por um processo ascendente, por voar seu avião ou sputniks muito poderoso, basta girar sobre o céu, você não pode ver. Mas o processo descendente, quando o sol nasce, você entende imediatamente. processo ascendente - meu esforço, o que é chamado processo indutivo. Processo indutivo. Assim como meu pai diz que o homem é mortal. Eu aceito. Agora, se você quer estudar se o homem é mortal, você estuda, você vê muitos milhares de homens, se ele é imortal ou mortal. Isso vai demorar muito tempo. Mas se você recebe o conhecimento que o homem é mortal de uma autoridade superior, o seu conhecimento é completo.

Então:

athāpi te deva padāmbuja-dvaya-
prasāda-leśānugṛhīta eva hi
jānāti tattvaṁ bhagavan-mahimno
na cānya eko 'pi ciraṁ vicinvan
(SB 10.14.29)

Por isso se diz: "Meu querido Senhor, uma pessoa que que tenha recebido um pequeno favor Seu, ele pode entende-Lo muito rapidamente. E outros que estão tentando entende-Lo pelo processo ascendente, eles podem continuar especulando por milhões de anos, eles nunca vão entende-Lo." Eles nunca vão entender. Eles vão chegar ao ponto de frustração e confusão. "Oh, Deus é zero." Isso é tudo, terminou. Se Deus é zero, então como de zero tantos, eu quero dizer, tantos números saem? Deus não é zero. O Bhāgavata diz: O Vedānta diz: janmādy asya yataḥ (SB 1.1.1). Tudo é, gera, a partir do Supremo. Agora temos que estudar como isso é gerado. Isso também é explicado, qual é o caminho, qual é o processo, e como o conhecemos. Isto é o Vedanta-sutra. Vedānta significa que o conhecimento final. Veda significa conhecimento e anta significa final. Então Vedānta significa o conhecimento final. O conhecimento final é o Senhor Supremo.