PTBR/Prabhupada 0687 - Concentrar a mente no vazio é muito difícil



Lecture on BG 6.35-45 -- Los Angeles, February 20, 1969

Devotos: Todas as glórias a Srila Prabhupāda.

Devoto: Verso trinta e cinco: "O Abençoado Senhor disse: O filho poderoso armado de Kuntī, é sem dúvida muito difícil refrear a mente inquieta, mas é possível pela prática constante e pelo desapego (BG 6.35)."

Prabhupāda: Sim. Agora, Kṛṣṇa diz: "Sim." Kṛṣṇa não diz que não é difícil. Kṛṣṇa diz: "Sim, é difícil." Mas é possível pela prática constante. Esta prática constante é envolver-se em algo que nos lembra de Kṛṣṇa. Fazer algo, e... Por isso temos tantas atividades. Não só kīrtana, mas atividades no templo, atividades com prasādam, atividades de publicação, tantas atividades. Todo mundo está envolvido em algumas atividades e, Kṛṣṇa é o ponto central. Portanto, uma pessoa que está digitando para Kṛṣṇa, ele está no sistema de yoga. Uma pessoa que está cozinhando para Kṛṣṇa, ele está no sistema de yoga. Uma pessoa que está cantando na rua, distribuindo nossa literatura, ele também está em Kṛṣṇa. Então, estamos envolvidos por hábitos comuns, assim como na nossa vida material estivemos envolvidos em muitas coisas. Se nós moldarmos nossas vidas em conexão com Kṛṣṇa, então, em cada atividade há consciência de Kṛṣṇa e, portanto, essa perfeição da yoga está lá automaticamente. Sim, continue.

Devoto: Verso trinta e seis: "Para aquele cuja mente é desenfreada, a auto-realização é um trabalho difícil. Mas aquele cuja mente é controlada, e que se esforça por meios adequados, tem a garantia de sucesso. Esse é o meu juízo (BG 6.36)." Significado: "A Suprema Personalidade de Deus declara que aquele que não aceita o tratamento adequado para separar a mente do engajamento material dificilmente pode alcançar o sucesso na auto-realização. Tentando praticar yoga enquanto engaja a mente em desfrute material É como tentar acender um fogo ao derramar água sobre ele. Da mesma forma prática de yoga sem controle mental é um desperdício de tempo."

Prabhupāda: Porque eu sento para a meditação. Claro, se a meditação está concentrando a mente em Viṣṇu, isso é muito bom. Mas há tantas sociedades de yoga, eles educam seus alunos a concentrar sua mente em algo vazio, em uma cor. Não exatamente na forma de Viṣṇu. Entende? Então é uma tarefa muito difícil. Isso também é explicado no Bhagavad... Kleśo 'dhikataras teṣām avyaktāsakta-cetasām (BG 12.5). Aquele que está tentando concentrar a sua mente no impessoal ou no vazio, é muito difícil e problemático. Pelo menos aqui neste templo - estes estudantes estão tentando concentrar sua mente em Kṛṣṇa. Mas concentrar a mente no vazio, isso é muito difícil. Então, naturalmente, minha mente fica oscilante. Em vez de encontrar algo vazio, minha mente está envolvida em algo mais. Porque a mente deve ser engajada, em alguma coisa. Se ela não for engajada em Kṛṣṇa, então ele deve ficar envolvida em māyā. Então, se você não pode fazer isso, então esta tão-chamada meditação e postura sentada é simplesmente um inútil desperdício de tempo. Continue.

Devoto: "Tal demonstração de prática de ioga pode ser materialmente lucrativa, mas inútil no que se refere a realização espiritual."

Prabhupāda: Sim. Materialmente lucrativo. Suponha que se eu abrir essa aula de ioga, e eu cobrar cinco dólares para sentar. O dinheiro não é muito raro em seu país, você vem. Mas simplesmente eu lhe dou alguma postura sentada ou prensagem do nariz, isso e aquilo, mas se você não pode alcançar o real, eu quero dizer, o resultado da prática da ioga, então você tem desperdiçado o seu tempo e dinheiro, e eu enganei você. Isso é tudo. Isso não é possível. Isso não é possível. Uma pessoa tem que concentrar sua mente na forma de Viṣṇu, constante, constantemente, isso é chamado de samādhi. Assim, a mesma coisa está sendo feita de uma maneira diferente, adequada para esta era. Isso é consciência de Kṛṣṇa. Continue.

Devoto: "Portanto, a mente deve ser controlada por engajá-la constantemente no serviço amoroso transcendental do Senhor."

Prabhupāda: Sim.

Devoto: A menos que alguém esteja envolvido em consciência de Kṛṣṇa, ele não pode controlar a mente constantemente. Uma pessoa consciente de Kṛṣṇa alcança facilmente o resultado da prática de yoga, sem esforço separado, mas um praticante de yoga não pode alcançar o sucesso perfeito, sem tornar-se consciente de Kṛṣṇa."

Prabhupāda: Então? Continue.