PTBR/Prabhupada 0688 - Declarando guerra contra a energia ilusória, Maya



Lecture on BG 6.35-45 -- Los Angeles, February 20, 1969

Prabhupāda: No que se refere a yoga, é explicado o diálogo entre Kṛṣṇa e Arjuna. Agora, supondo que eu pratico yoga - verdadeira yoga eu quero dizer, não esta pseudo yoga. E se eu não puder fazê-la corretamente, eu falho. Então, qual é o resultado? Suponha que eu desista do meu negócio, eu desisto da minha ocupação habitual e eu começo a praticar yoga. Mas de alguma forma ou outra, não é concluída, é um fracasso. Então, qual é o resultado? Isto está sendo questionado por Arjuna. Isto será respondido por Kṛṣṇa. O que é isso? Continue. "Arjuna disse..."

Devoto: "Arjuna disse:" Qual é o destino de um homem de fé que não persistir? Que no início aceita o processo de auto-realização, mas que mais tarde desiste devido à mentalidade mundana e, assim, não alcança a perfeição no misticismo? (BG 6.37)" Significado: "O caminho... O caminho da auto-realização, ou misticismo, é descrito no Bhagavad-gītā. O princípio básico da auto-realização é o conhecimento que a entidade viva não é este corpo material, mas que ele é diferente dele, e sua felicidade é na vida eterna, bem-aventurança e conhecimento."

Prabhupāda: Agora, antes de chegar ao ponto de auto-realização, é preciso reconhece-la - esse é o início do Bhagavad-gītā, que ele não é este corpo. Que a entidade viva não é este corpo material, mas que ele é diferente dele, e sua felicidade é na vida eterna. Esta vida não é eterna. A perfeição do sistema de yoga significa obter a vida eterna, uma vida feliz, e cheia de conhecimento. Essa é a perfeição. Então nós temos executar qualquer sistema de yoga com esse propósito. Não que eu compareça a algumas aulas de yoga para reduzir a gordura ou para manter meu corpo em boa forma para a gratificação dos sentidos. Este não é o objetivo final do sistema ioga. Mas as pessoas são ensinadas assim. "Oh, se você praticar este sistema de yoga..." Isso você pode conseguir, se você passar por qualquer processo de exercício seu corpo será mantido em boa forma. Há tantos sistemas de exercício corporal, o sistema Sandow, este sistema de levantamento de peso, este... Há muitos sistemas esportivos, eles também mantém o corpo em boa forma. Eles podem digerir os alimentos muito bem, eles reduzem a gordura. Para este propósito, não há necessidade de praticar yoga. O propósito real está aqui - que é perceber que eu não sou este corpo. Eu quero a felicidade eterna; Quero conhecimento completo; Eu quero a vida eterna também. Isso é o fim último do sistema de yoga. Continue.

Devoto: "Estes são transcendentais, além do corpo e da mente. Auto-realização é procurado pelo caminho do conhecimento, a prática do misticismo óctuplo, ou bhakti-yoga. Em cada um destes processos se tem que realizar a posição constitucional da entidade viva, seu relacionamento com Deus, e as atividades que ele pode restabelecer o elo perdido e alcançar o mais alto estágio de perfeição da consciência de Kṛṣṇa. Seguindo qualquer um dos acima mencionados três métodos, é certo que o indivíduo irá alcançar a meta suprema, mais cedo ou mais tarde. Isto foi afirmado pelo Senhor no segundo capítulo. Mesmo um pouco de esforço no caminho transcendental de bhakti-yoga é especialmente apropriado para esta era, porque é o método mais direto de realização de Deus. Para ser duplamente assegurado, Arjuna está pedindo ao Senhor Kṛṣṇa para confirmar Sua declaração anterior. Pode-se sinceramente adotar o caminho da auto-realização. Mas o processo de cultivo do conhecimento e da prática do sistema óctuplo de yoga são geralmente muito difíceis para esta era. Portanto, apesar dos sérios esforços de um indivíduo, ele pode falhar por muitas razões. A principal razão é ele não está sendo suficientemente sério quanto a seguir o processo. Para seguir o caminho transcendental é mais ou menos declarar guerra à energia ilusória."

Prabhupāda: Quando aceitamos qualquer processo de auto-realização, É praticamente uma declaração de guerra contra a energia ilusória, māyā. Então, quando há uma questão de māyā, ou uma questão de luta ou guerra, haverá muitas dificuldade impostas por māyā, com certeza. Portanto, existe uma chance de fracasso, mas é preciso tornar-se muito estável. Continue.

Devoto: "Consequentemente, sempre que uma pessoa tenta escapar das garras da energia ilusória, ela tenta derrotar o praticante por vários atrativos. Uma alma condicionada já está seduzida pelos modos da energia material, e há toda a chance de ser seduzida novamente durante a execução de tal prática transcendental. Isso é chamado de yogāc calita-mānasaḥ..."

Prabhupada: Calita-mānasaḥ. Calita-mānasaḥ significa desviar a mente da prática de yoga. Yogāc calita-mānasaḥ. Yogāt significa a partir da prática da ioga e calita significa diversão. Mānasaḥ significa mente. Yogāc calita-mānasaḥ. Portanto, há todas as chances. Todo mundo tem experiência. Você está tentando ler algum livro, concentração, mas a mente não está permitindo, ela está perturbada. Por isso, é um fator muito importante controlar a mente. Essa é a prática verdadeira. Continue.

Devoto: "...aquele que é desviado do caminho transcendental. Arjuna fica inquisitivo para saber os resultados do desvio do caminho da auto-realização."

Prabhupāda: Sim, esta é uma pergunta muito importante. Que se pode começar a praticar qualquer tipo de yoga, ou o sistema óctuplo de yoga, ou o sistema de jñāna-yoga, significa especulando filosoficamente, e o sistema de bhakti-yoga, serviço devocional. Mas se um indivíduo falha em completar o sistema de yoga, qual é o resultado? Essa é uma pergunta muito importante, e é colocada por Arjuna e Kṛṣṇa irá respondê-la. (pausa)