PTBR/Prabhupada 0740 - Nós temos de entender através das páginas do Sastra



Lecture on CC Adi-lila 1.7 -- Mayapur, March 31, 1975

Advaita acyuta anādi ananta-rūpam. (Bs. 5.33). Este Kṣīrodakaśāyī Viṣṇu é a pessoa que está situado em todo mundo, no coração de todos os seres vivos. Īśvaraḥ sarva-bhūtānāṁ hṛd-deśe 'rjuna tiṣṭhati (BG 18.61). Este īśvara, antaryāmī, que está existindo no coração de todos, este é Kṣīrodakaśāyī Viṣṇu. Não só dentro do coração de todas as entidades vivas, mas Ele está dentro do átomo também. Aṇḍāntara-stha-paramāṇu-cayā... (Bs. 5.35) Paramāṇu. Paramāṇu significa átomo. Desta forma expansões de Viṣṇu estão lá. É inconcebível para nós, mas pela graça de Kṛṣṇa, nós podemos parcialmente entender a partir da descrição dos śāstras. Caso contrário, nós não podemos imaginar como essas coisas podem acontecer, mas acontece. Nós temos que aceitar. Śāstra-cakṣuṣaḥ. (CC Madhya 23.72). Nós temos que entender através das páginas do śāstra. Caso contrário, não é possível.

Portanto, se queremos conhecer viṣṇu-tattva, se queremos conhecer Kṛṣṇa, Sua exaltada posição, então aqui está a descrição do śāstra. E se nós tomá-las como são, sem alteração, sem demonstrar qualquer inteligência extraordinária nossa... Não é possível. Nós temos que aceitar. Portanto, a ordem é que você aceite a declaração dos śāstras. Isso é... Bhagavad-gītā also said, yaḥ śāstra-vidhim utsṛjya vartate-kāma-kārataḥ (BG 16.23)"Se você não seguir a descrição do śāstra, e se você fabricar alguma coisa," então na siddhiṁ sa avāpnoti, " então você nunca vai obter perfeição." Nós temos que seguir o śāstra; caso contrário, não há outra alternativa para compreender a posição exaltada de Kṛṣṇa, como Ele se expande em diferentes formas, como Viṣṇu, como Nārāyaṇa. Às vezes, eles argumentam que Kṛṣṇa é encarnação de Viṣṇu. Isso também é verdade. Você vai encontrar em Caitanya... Verdade, desta forma, que, quando qualquer encarnação vem, Ele vem através do Kṣīrobdhi-śāyī Viṣṇu. Mas Kṣīrobdhi-śāyī é a expansão parcial de Kṛṣṇa. O assunto é muito complicado, mas se seguirmos o śāstra e aceitá-lo, então alguma concepção clara nós podemos ter.

Então Nityānanda Rāma... Então yasyāṁśa sa nityānanda-rāmaḥ. Nityānanda é Balarāma. Portanto Ele é dito nityānandākhya-rāmaḥ. (CC Ādi 1.7). Assim como Śrī Caitanya Mahāprabhu... Kṛṣṇāya-kṛṣṇa-caitanya nāmne: (CC Madhya 19.53)"Ofereço minhas respeitosas reverências a Kṛṣṇa que agora apareceu como Kṛṣṇa Caitanya." Ele é Kṛṣṇa. Da mesma forma, Nityānanda é Balarāma. Então balarāma hoilo nitāi. Por isso aqui se diz, nityānandākhya-rāmaḥ:"Ele é Rāma, Balarāma, mas no momento presente Ele apareceu com o nome de Nityānanda."

Muito obrigado.

Devotos: Haribol! (fim)