PTBR/Prabhupada 0847 - Descrição da Kali-yuga é Dada no Srimad-Bhagavatam



731224 - Lecture SB 01.15.46 - Los Angeles

Ontem estávamos discutindo sobre essa Kali-yuga. A era mais caída. As pessoas são mais degradadas. Então, há, por cálculos, que setenta e cinco por cento é de não religião e vinte e cinco por cento de religião em comparação com outras eras. Mas essa vida religiosa de vinte e cinco por cento também diminuirá. Antes de explicar este verso, eu devo dar-lhe referência a alguns dos sintomas desta era. Isso também é explicado no Śrīmad-Bhāgavatam, Décimo segundo Canto, terceiro capítulo. (aparte :) Onde está isso? Me dê esse livro. Ainda não publicamos, por isso estou lendo referência. Anyonyato rājabhiś ca kṣayaṁ yāsyanti pīḍitāḥ. É descrito no Segundo Capítulo, Décimo Segundo Canto, Srimad-Bhagavatam. Então,

tataś cānu-dinaṁ dharmaḥ
satyaṁ śaucaṁ kṣamā dayā
kālena balinā rājan
naṅkṣyaty āyur balaṁ smṛtiḥ

Esta descrição da Kali-yuga é dada no Srimad-Bhagavatam. Isso é chamado de śāstra. Este Srimad-Bhagavatam foi escrito há cinco mil anos, quando a Kali-yuga estava para começar. Agora, o que vai acontecer no futuro, tudo é dado lá. Śāstra significa ... Isto é ... Portanto, nós aceitamos śāstra. Tri-kala-jña. O śāstrakāra, ou o compilador do śāstra, deve ser pessoa liberada para que ele possa descrever passado, presente e futuro. No Śrīmad-Bhāgavatam você encontrará muitas coisas que foi dito para estar acontecendo no futuro. Assim como no Srimad-Bhagavatam, há menção da aparição do Senhor Buda. Da mesma forma, há menção da aparência de Lorde Kalki. Há menção da aparição do Senhor Caitanya , embora tenha sido escrito há cinco mil anos atrás. Tri-kala-jña. Sabe, eles sabem o que é passado, presente e futuro.

Então, sobre o Kali-yuga, discutindo, Śukadeva Gosvāmī está descrevendo os principais sintomas desta era. O primeiro sintoma ele diz, tataś ca anu-dinam. Com o progresso desta era, Kali-yuga, dharma, princípios religiosos; satyam, veracidade; śaucam, limpeza; kṣamā, perdão; dayā, misericórdia; āyuḥ, duração da vida; balam, força corporal; smṛtiḥ, memória ... Apenas conte quantos. Dharmaḥ, satyam, śaucam, kṣamā, dayā, āyuḥ, balam, smṛti- oito. Essas coisas serão gradualmente reduzidas a zero, quase nulas. Agora, como eu te disse, a Kali-yuga ... Em outras yugas ... Assim como Satya-yuga, a duração de Satya-yuga era um milhão e oitocentos anos. E o ser humano vivia nessa era por cem mil anos. Cem mil anos A próxima era, a duração dessa era, um milhão e duzentos anos e as pessoas viviam por mil anos, não um, dez mil anos. Dez vezes reduzido. A próxima era, Dvāpara-yuga, novamente dez vezes reduzida. Ainda assim, eles viviam por mil anos e a duração da era era oitocentos mil anos. Agora, na próxima era, esta Kali-yuga, o limite é de cem anos. Podemos viver o máximo de cem anos. Nós não estamos vivendo cem anos, mas ainda assim, o limite é de cem anos. Então apenas veja. Agora, de cem anos ... Agora, na Índia, a idade média é de cerca de trinta e cinco anos. No seu país eles dizem setenta anos? Então está reduzindo. E assim reduzirá que se um homem viver por vinte a trinta anos, ele será considerado velho homen, nesta era, Kali-yuga. Então, āyuḥ, duração da vida, reduzirá.