PTBR/Prabhupada 0954 - Quando superamos essas qualidades básicas, então nos tornamos felizes



750623 - Conversation - Los Angeles

Bahulāśva: Śrīla Prabhupāda, em nosso estado material contaminado, quando agimos de uma forma tola ou louca, então chamamos isso de tamas, ou ignorância. Mas no céu espiritual quando a entidade viva está em seu estado puro de consciência, que ações... Há algo que aja sobre ele que o torne ilusionado nesse ponto também?

Prabhupāda: Sim. Assim como Jaya-Vijaya. Eles cometeram ofensa. Eles não permitiram os quatro Kumāras entrarem. A culpa era deles. E os Kumāras ficaram muito entristecidos. Então eles o amaldiçoaram de que "Vocês não estão aptos a permanecer neste lugar". Então, às vezes cometemos erros. Isso também é o mau uso da independência. Ou somos propensos a cair porque somos pequenos. Assim como pequeno fragmento de fogo, embora seja fogo, é propenso a ser extinto. O grande incêndio não se apaga. Então Kṛṣṇa é o grande incêndio, e nós somos parte e parcela, faíscas, muito pequenas. Então, dentro do fogo há faíscas, "fut! Fut!" Há muitas. Mas se as faíscas caírem, então é extinguido. É tipo isso. A queda significa, mundo material, existem três graus diferentes: o tamo-guṇa, rajo-guṇa e sattva-guṇa. Se o... Assim como a centelha cai. Se cair sobre grama seca, a grama fica em chamas. Então, a qualidade de fogo ainda é mantida, embora caia. Por causa da atmosfera da grama seca, novamente faz outro fogo, e mantém a qualidade inflamável. Isso é sattva-guṇa. E se a centelha cair sobre a grama verde, então ela é extinta. E a grama seca, se, quando a grama verde se torna seca, existe chance de voltar a queimar em chamas. Mas se a centelha cair na água, então é muito difícil. Da mesma forma, a alma, quando vem pro mundo material, existem três guṇas. Então, se ela entra em contato com tamo-guṇa, ela está na condição mais abominável. Se cair com rajo-guṇa, então há pouca atividade. Assim como eles estão trabalhando. E se ele cair no sattva-guṇa, então ele, pelo menos, se mantém em sabedoria de que "eu sou fogo. Eu não pertenço a este material enfadonho."

Então, devemos trazê-lo de novo para o sattva-guṇa, a qualificação brahminical, para que ele possa entender ahaṁ brahmāsmi, "Eu sou alma espiritual. Eu não sou essa matéria". Então sua atividade espiritual começa. Portanto, estamos tentando trazê-lo para a plataforma de sattva-guṇa, significa abandonar os afazeres de rajo-guṇa, tamo-guṇa: não comer carne, não ao sexo ilícito, sem intoxicação, sem jogos de azar. Muitos nãos - para negar-lhe a influência das qualidades materiais. Então, se ele está situado no sattva-guṇa, então ele permanece na plataforma de... Quando ele permanece no sattva-guṇa, então o rajas-tamaḥ, as outras qualidades básicas, não podem aborrecê-lo. A qualidade básica, a plataforma de qualidade de básica, é a seguinte: sexo ilícito, consumo de carne, intoxicação, jogos de azar. Então tadā rajas-tamo-bhāvāḥ kāma-lobhādayaṣ ca ye (SB 1.2.19). Quando alguém está livre de pelo menos duas dessas qualidades básicas... Qualidade básica significa kama, desejos luxuriosos e ganância. No mundo material, geralmente eles estão sob essa qualidade básica, significa sempre cheios de desejos luxuriosos e nunca satisfeitos, gananciosos. Quando superamos essas qualidades básicas, então nos tornamos felizes Tadā rajas-tamo-bhāvāḥ kāma-lobhādayaṣ ca ye, ceta etair anaviddham ... (SB 1.2.19). Quando a consciência não se encontra influenciada por essas qualidades básicas, ceta etair ana... Sthitaḥ sattve prasīdati. Estando situado na plataforma de sattva-guṇa, ele se sente feliz. Esse é o início da vida espiritual. Quando ... Enquanto a mente está perturbada por desejos lúxuriosos e ganância, não há questão de vida espiritual. Portanto, a primeira ocupação é como controlar a mente, para que não seja influenciada pela qualidade básica, pelos desejos luxuriosos e pela ganância. Nós vimos em Paris senhor idoso, setenta e cinco anos, ele está indo à casa noturna, porque o desejo luxurioso está presente. Ele paga cinquenta dólares pra entrar na boate, e então ele paga mais por outras coisas. Então, mesmo com seus setenta e cinco anos, o desejo luxurioso está presente.