PTBR/Prabhupada 0959 - Até Deus possui essa discriminação. Existem maus elementos



750624 - Conversation - Los Angeles

Prabhupāda: Isso é recomendado por Śukadeva Gosvāmī, que "Eu descrevi tantas falhas desta era de Kali, mas há um ganho muito grande." Qual é esse? "Que, simplesmente, por cantar Hare Kṛṣṇa, alguém se torna livre de toda escravidão material". Esta é a vantagem especial desta era.

Dr. Wolfe: Isso poderia ser chamado de verdadeira yoga do nosso tempo?

Prabhupāda: Hmm. Sim. É bhakti-yoga. Bhakti-yoga começa com o canto. Śravaṇaṁ kīrtanaṁ viṣṇoḥ (SB 7.5.23). E quanto mais você canta e ouve, você se purifica. Então, eu acho que vocês, os líderes do seu país, vocês devem levar esse movimento muito a sério e recebam-o para aceitação. Não é difícil. Cantando. Você pode cantar na escola; você pode cantar na faculdade; você pode cantar na fábrica; você pode cantar na rua. Não é necessária nenhuma qualificação especial. Mas se apresentarmos esse canto, você será grandemente beneficiado. Não há perda, mas há um grande ganho.

Dr. Wolfe: Śrīla Prabhupāda, você está ciente de que eles promovem o argumento de hipnotização contra o cantar. Os psicólogos fazem isso. Prabhupāda: Isso é bom. Isso é bom. Se você pode hipnotizar, isso vai... Agora, o Dr. Judah admitiu que você pode hipnotizar os hippies viciados em drogas e envolvê-los em entender Kṛṣṇa é uma grande conquista. (risos) Sim.

Dr. Wolfe: Isso não é hipnotização, é claro.

Prabhupāda: Seja o que for. Dr. Judah admitiu. Então, se a hipnose for para o bem, por que não aceitá-la? Se é para o mal, então é outra coisa. Se está sendo boa, por que não aceitá-la? Hmm? O que você acha, Professor?

Dr. Orr: Eu não sei como reagir. Eu acho que concordo com você. (risos)

Prabhupāda: se é bom... Tudo o que é bom deve ser aceito.

Dr. Orr: Um problema ... Veja só, continuo me perguntando como você tem tanta certeza em saber o que é bom, particularmente quando se trata de guerra. Eu ficaria um pouco mais preocupado, eu acho, que...

Prabhupāda: O que é essa guerra?

Dr. Orr: Bem, quando você disse que às vezes guerra é necessária. Eu pensaria que é importante saber como decidir quando...

Prabhupāda: Não, não, necessário significa que você não pode esperar neste mundo material que todos sejam pessoas santas. Existem maus elementos. Então, se um mal elemento vem atacar você, não é seu dever lutar e proteger?

Dr. Orr: Pode ser, todavia, que os meus sejam os maus elementos, e eu continuo a pensar que as outras pessoas são os maus elementos. (risadas)

Prabhupāda: Não. Até Deus possui essa discriminação. Ele diz, paritrāṇāya sādhūnāṁ vināśāya ca duṣkṛtām (BG 4.8). Existem maus elementos. Então, se na mente de Deus há bom elemento, mal elemento... Então somos parte integrante de Deus. Devemos ter também o mesmo sentimento. Não podemos evitá-lo.

Jayatīrtha: Hoje em dia é noventa e nove por cento ruim. Hoje em dia é noventa e nove por cento ruim. Então, as guerras são simplesmente entre dois elementos ruins.

Prabhupāda: Sim.

Jayatīrtha: Então é uma coisa diferente agora.

Prabhupāda: Então você não pode parar a guerra entre maus elementos. Torne-os bons. Então você pode evitar. Você não pode parar a luta entre os cães. (risos) Isso não é possível. Se você tentar fazer os cães pararem de lutar, não é possível. É possível? Então é uma tentativa inútil. Você mantém os seres humanos como cães e você quer parar a guerra. Isso não é possível. Impraticável.