PT/Prabhupada 0294 - Seis pontos de rendição a Krishna



Lecture -- Seattle, October 4, 1968

Existem seis pontos de rendição a Kṛṣṇa. Um ponto de rendição é acreditar, "Kṛṣṇa vai proteger-me". Assim como uma criança pequena tem plena fé na sua mãe: "A minha mãe está lá. Não há perigo". Confiante. Eu vi isso. Todos. Eu tenho... Vou narrar uma experiência prática. Em Calcutá, na minha juventude, eu estava a viajar de elétrico, e meu filho mais novo, ele estava comigo. Ele tinha apenas dois anos ou dois anos e meio. Então o cobrador, por brincadeira, perguntou-lhe: "Dê-me o seu bilhete". Então ele disse antes de tudo: "Eu não tenho dinheiro". Então o cobrador disse: "Então, tem que descer". Ele imediatamente disse: "Oh, aqui está o meu pai". Entende. "Você não pode pedir-me para descer. O meu pai está aqui." Entende? Então, essa é a psicologia. Se você se aproximou de Kṛṣṇa, mesmo o maior medo não o agitará. Isso é um fato. Então, uma coisa dessas é Kṛṣṇa. Tente alcançar esse maior benefício, Kṛṣṇa. E o que Kṛṣṇa diz? Kaunteya pratijānīhi na me bhaktaḥ praṇaśyati (BG 9.31). "Meu querido Kaunteya, filho de Kuntī, Arjuna, declara no mundo que os meus devotos nunca serão vencidos." Nunca serão vencidos. Kaunteya pratijānīhi na me bhaktaḥ praṇaśyati.

Da mesma forma, existem muitas passagens no Bhagavad-gītā. Estou a citar o Bhagavad-gītā porque este livro é muito popular em todo o mundo, e ... Tente entender, leia este livro, um livro de conhecimento muito valioso. Assim, Kṛṣṇa diz:

ahaṁ sarvasya prabhavo
mattaḥ sarvaṁ pravartate
iti matvā bhajante māṁ
budhā bhāva-samanvitāḥ
(BG 10.8)

Quem pode adorar Kṛṣṇa? Isso é descrito aqui, budhā. Budha significa a pessoa mais inteligente. Bodha, bodha significa conhecimento, e budhā significa alguém que é sábio, cheio de conhecimento. Todo o mundo está atrás de conhecimento. Aqui tem esta Universidade de Washington. Existem muitos estudantes. Eles vieram aqui para adquirir conhecimento. Portanto, quem adquiriu a perfeição do conhecimento ou a mais alta plataforma de conhecimento, ele é chamado budhā. Portanto, não apenas budhā, mas bhāva-samanvitāḥ. Bhāva significa êxtase. É preciso ser muito instruído e sábio, ao mesmo tempo, em que deve sentir êxtase espiritualmente. "Essa pessoa", diz Kṛṣṇa, iti matvā bhajante mām. "Essas pessoas adoram-me ou amam-me." Alguém que é muito inteligente e que é transcendentalmente muito cheio de êxtase, essa pessoa ama Kṛṣṇa ou adora Kṛṣṇa. Porquê? Porque iti matvā, "Entendendo isso". O que é isso? Ahaṁ sarvasya prabhavo (BG 10.8): "Eu sou a origem de tudo, sarvasya". Qualquer coisa que traga, isto é, se você continuar a procurar, então descobrirá que é Kṛṣṇa. O Vedānta também diz a mesma coisa. O que é Brahman? Athāto brahma jijñāsā.