PTBR/Prabhupada 0402 - O Significado para Vibhavari Sesa - parte 1



Purport to Vibhavari Sesa

Esta é uma canção cantada por Bhaktivinoda Thakura. Ele está pedindo a todos para levantar cedo de manhã. Vibhāvarī śeṣa, a noite acabou, āloka-praveśa, os lampejos de luz solar estão lá, agora levante-se. Nidrā chāri uṭha jīva, não durma mais. Essa é a vida Védica. Não se deve dormir depois do nascer do sol. Deve-se levantar antes do sol nascer. Isso é vida saudável também. Então, imediatamente após levantar-se da cama, deve-se cantar os santos nomes do Senhor. Aqui, sugere-se, bolo hari hari, agora você canta o mantra Hare Krishna, mukunda murāri, os diferentes nomes de Krishna.

Mukunda significa aquele que concede a liberação. Murari, Murari significa Krishna, o inimigo do demônio de nome Mura. Rama é um outro nome, celebrado, Rama, Krishna. Hayagriva, Hayagriva é outra encarnação de Krishna. Da mesma forma Nrsimha, Nara-hari, metade leão, metade homem, Nrsimha-deva. encarnação Vamana, Nrsimha vamana, Sri-Madhusūdana. Madhusūdana, houve um demônio Madhu, e Kaitabha, eles vieram para engolir Brahma depois de sua criação, então eles foram mortos. Portanto, um outro nome de Krishna é Madhusūdana. O nome Madhusūdana é encontrado no Bhagavad-gita em vários lugares. Madhusūdana significa que o inimigo de Madhu. Krishna é ambos, o amigo e o inimigo. Ele é realmente amigo de todos, mas Ele se torna como um inimigo, para aquele que trata Krishna como inimigo. Ele não é inimigo de ninguém, mas se alguém quiser vê-lo como inimigo, Ele aparece como inimigo. Esse é o absoluto. Os demônios, eles querem ver Krishna como inimigo, assim, aceitando o desejo dos demônios, Ele aparece diante dele como inimigo, mata-o, e dá-lhe liberação. Isso é passatempo absoluto de Krishna, madhusūdana brajendra-nandana śyāma. Na verdade, Deus não tem nome, mas Seus nomes são selecionados de acordo com Seu passatempo. Assim como este nome Madhusūdana é dado a Ele porque Ele matou o demônio Madhu.

Da mesma forma, Ele é conhecido como Brajendra-nandana, o filho de vraja, Vrndavana, porque Ele apareceu como o filho de Yasoda e Nanda Mahārāja, Brajendra-nandana. Syama, Sua tonalidade do corpo é escura, por isso Ele é chamado Syamasundara. Pūtanā-ghātana, kaiṭabha-śātana, jaya dāśarathi-rāma. Então porque Ele matou o demônio Pūtanā, Seu nome é pūtanā-ghātana. Ghātana significa assassino. Kaitabha-śātana, e Ele é castigador de todos os tipos de perigos. Jaya-dāśarathi-rāma. Quando associado à morte de Rāvaṇa, Ele é glorificado, jaya dāśarathi. Dāśarathi significa: o nome de Seu pai era Dāśaratha, por isso Ele é dāśarathi, dāśarathi-rāma. Yaśodā-dulāla govinda-gopāla. Yaśodā-dulāla significa filho mimado de Mãe Yaśodā. Govinda-Gopāla, e Ele é o menino vaqueiro, Govinda, dando prazer para a vaca. Vṛndāvana-purandara, o chefe da terra de Vṛndāvana. Ele é o centro de atração para todos em Vṛndāvana. Rāvāṇāntakara gopī-priya-jana, Ele é muito favorável para as gopīs, gopī-priya. Rādhikā-ramaṇa, e Ele sempre gosta da companhia de Rādhārāṇī, portanto, Seu nome é Rādhikā-ramaṇa. Bhuvana-sundara-bara. Então, Ele atraiu muitas gopīs, Isso significa que Ele é atraente para todo o universo. Ninguém é mais atraente do que Krishna dentro deste universo, ou dentro de qualquer lugar, por isso Ele é chamado bhuvana-sundara-bara. Bara significa o chefe. Rāvāṇāntakara, mākhana-taskara, gopī-jana-vastra-hari.