PTBR/Prabhupada 0902 - A escassez é a Consciência de Krishna assim, se você se tornar Consciente de Krishna então tudo é amplo



730415 - Lecture SB 01.08.23 - Los Angeles

Prabhupāda: Então este é o início da vida material, se tornar invejoso de Kṛṣṇa. "Por que Kṛṣṇa deve ser o desfrutador? Eu serei o desfrutador. Por que Kṛṣṇa deve desfrutar as gopīs? Eu devo me tornar Kṛṣṇa e aproveitar, criar uma sociedade de gopīs e desfrutar." Isto é māyā. Ninguém pode ser desfrutador. Portanto, Kṛṣṇa diz, bhoktāraṁ yajña (BG 5.29)... Śrī Kṛṣṇa é o único desfrutador. E se nós fornecemos ingredientes para Seu prazer, esta é a nossa perfeição da vida. E se nós queremos imitar Kṛṣṇa, que "Eu devo me tornar um Deus. Eu devo me tornar um apreciador imitador", então você está em māyā. Simplesmente nosso negócio é... Assim como a vida das gopīs. Kṛṣṇa está desfrutando, e eles estão fornecendo os ingredientes de diversão. Sim. Isto é bhakti. Nós somos feitos para... Kṛṣṇa está fornecendo... O servo e o senhor. O servo está sendo abastecido em todas as suas necessidades pelo comandante, mas o dever do servo é servir ao mestre. Isso é tudo. Eko bahūnāṁ yo vidadhāti kāmān nityo nityānāṁ cetanaś cetanānām... (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13). Estes são os comunicados védicos... Kṛṣṇa está fornecendo-lhe imensas, todas as necessidades da vida. Não há escassez. Não há nenhum problema econômico. Você simplesmente tente servir a Kṛṣṇa. Então, tudo está completo. Porque Ele é Hṛṣīkeśa. E tanto... Se Kṛṣṇa desejar, pode haver amplo abastecimento. Assim como em seu país, há amplo abastecimento. Em outro país... Eu fui para a Suíça: tudo é importado. Nenhum fornecimento. O fornecimento é apenas, apenas neve. (risos) Tome tanta neve quanto você quiser. Entende? Da mesma forma, tudo está sob o controle de Kṛṣṇa. Se você se tornar devoto, então não há suprimento de neve - simplesmente fornecimento de alimentos. E se você não se tornar devoto, seja coberto com neve. (risos) Isso é tudo. Coberto com nuvem. Tudo está sob controle de Kṛṣṇa.

Então, na verdade, não há escassez. A escassez é Consciência de Kṛṣṇa. Então, se você se tornar consciente de Kṛṣṇa, então tudo é amplo. Não há escassez. Este é o processo. Tvayā hṛṣīkeśa... E aqui é dito: tvayā hṛṣī... Yathā hṛṣīkeśa khalena devakī (SB 1.8.23). O mundo está cheio de perigos. Mas Devakī... Kuntīdevī diz, "Mas porque Devakī é Sua devota, Você a salvou das angústias oferecidas por seu irmão invejoso". Assim que o irmão ouviu dizer que "O filho da minha irmã, o oitavo filho de minha irmã vai me matar", oh, ele estava pronto imediatamente para matar Devakī. Então, ele foi pacificado pelo marido de Devakī. É dever do marido dar proteção. "Então, meu querido cunhado, por que você está com inveja de sua irmã? Afinal, sua irmã não vai te matar. O filho dela vai matá-lo. Esse é o problema. Então, eu vou entregar todos os filhos para você, assim você pode fazer o que quiser. Por que você está matando uma garota inocente, recém-casada? Ela é sua irmã mais nova, assim como sua filha. Você deveria dar-lhe proteção. O que você está fazendo?"

Então, Kaṁsa foi pacificado. Ele acreditou nas palavras de Vasudeva, que ele vai entregar todos os filhos: "E se você quiser, pode matar." Ele pensou: "Deixe-me salvar a situação atual. Afinal, mais tarde, quando Kaṁsa receber um sobrinho, pode ser que ele esqueça esta inveja." Mas ele nunca, nunca esquece. Sim. Ele matou todos os filhos e manteve ambos na prisão. Śucārpitā badhya aticiram (SB 1.8.23). Aticiram significa por muito tempo. Então, ele foi salvo. Devakī foi salva depois de tudo. Da mesma forma, se tomarmos a posição de Devakī e Kuntī... Kuntī, assim como com seus filhos, Pañca-Pāṇḍava, cinco Pāṇḍavas... Depois que ela se tornou viúva, todo o plano era, de Dhṛtarāṣṭra, "Como matar esses filhos de meu irmão mais novo? Porque, por acaso, eu estava cego, então eu não poderia obter o trono do reino. Meu irmão mais novo o obteve. Agora ele está morto. Assim, pelo menos meus filhos, eles devem receber o trono." Essa era a sua política, a política da Dhṛtarāṣṭra: "Eu não pude obter." Estas são as propensões materiais. "Eu ficarei feliz. Meus filhos devem ser felizes. Minha comunidade deve ser feliz. Minha nação deve ser feliz." Estas são extensões do egoísmo. Ninguém está pensando em Kṛṣṇa, em como Kṛṣṇa vai estar feliz. Todo mundo está pensando em seus próprios termos: "Como eu vou ser feliz, como meus filhos devem ser felizes, minha comunidade deve ser feliz, minha sociedade deve ser feliz, a minha nação..." Esta é a luta pela existência. Em todo lugar você vai encontrar. Esta é a existência material. Ninguém está pensando em como Kṛṣṇa será feliz.

Por isso, esta Consciência de Kṛṣṇa é muito sublime. Tente entender a partir do Bhāgavatam, Bhagavad-gītā. E hṛṣīkeṇa hṛṣīkeśa-sevanam (CC Madhya 19.170), e tentar envolver os seus sentidos para o serviço do mestre dos sentidos. Então você vai ser feliz.

Muito obrigado.

Devoto: Jaya Śrīla Prabhupāda.