PTBR/Prabhupada 0936 - Simplesmente prometendo; 'No futuro.' 'Mas o que você está transmitindo agora, senhor?'



730425 - Lecture SB 01.08.33 - Los Angeles

Nossos... No momento presente, estamos numa condição doente. Eles não sabem qual é a condição doente, qual é a condição saudável, esses patifes. Eles não sabem nada, ainda estão se passando como grandes cientistas, filósofos... Eles não perguntam que: "Eu não quero morrer. Por que a morte está sendo forçada à mim?" Não existe tal questionamento. Nem existe alguma solução. E ainda eles são cientistas. Que tipo de cientistas? Se você...

Ciência significa que você avança no conhecimento para que sua miserável condição de vida possa ser reduzida, minimizada. Isso é ciência. Caso contrário, o que é essa ciência? Eles estão simplesmente prometendo; "No futuro." "Mas o que você está transmitindo agora, senhor?" "Só por agora você sofre - como você está sofrendo, continue sofrendo. No futuro, deveremos descobrir alguns químicos." Não. Na verdade, ātyantika-duḥkha-nivṛtti. Ātyantika, irrevogável. Ātyantika significa irrevogável. Duḥkha significa sofrimentos. Esse deve ser o objetivo da vida humana. Então eles não sabem o que é ātyantika-duḥkha. Duḥkha significa sofrimento. Então, ātyantika-duḥkha é apontado no Bhagavad-gītā. "Aqui está o ātyantika-duḥkha, senhor." O que é isso? Janma-mṛtyu-jarā-vyādhi (BG 13.9). Nascimento, morte, velhice e doença.

Então, o que você fez para desaparecer ou se fazer, ou anular esse duḥkha, esses sofrimentos? Portanto, não existe tal coisa no mundo material. Ātyantika-duḥkha-nivṛtti. O abandono final de todos os tipos de sofrimento está indicado no Bhagavad-gītā. O que é isso?

mām upetya kaunteya
duḥkhālayam aśāśvatam
nāpnuvanti mahātmānaḥ
saṁsiddhiṁ paramāṁ gatāḥ
(BG 8.15)

Então você deve ler tudo isso. Você tem Bhāgavata, tudo se explica. Isso é ātyantika-duḥkha-nivṛtti - renúncia final de todos os sofrimentos. O que é isso? Mām upetya. "Aquele que se aproxima de Mim ou aquele que vem à Mim, de volta ao lar, de volta ao Divino." Então eles não têm conhecimento do que é Deus e se alguém pode voltar para casa, de volta a Deus. É uma coisa prática ou não. Nenhum conhecimento. Simplesmente como animais. Isso é tudo. Nenhum conhecimento. Eles oram: "Ó Deus, dê-nos o pão de cada dia." Agora pergunte-lhe: "O que é Deus?" Ele pode explicar? Não. Então, à quem estamos perguntando? Pro ar? Se eu pedir, se eu enviar uma petição, deve haver alguma pessoa. Então eu não sei o que é essa pessoa, pra onde enviar esta petição. Simplesmente... Eles dizem que Ele está no céu. O céu, há tantos pássaros também, (risos), mas isso não é Deus. Entende? Eles não têm conhecimento, nenhum conhecimento. Conhecimento imperfeito, tudo. E estão se passando por cientistas, filósofos, grandes pensadores, escritores e... Tudo lixo, tudo lixo. O único livro é Śrīmad-Bhāgavatam, Bhagavad-gītā. Tudo lixo. No Bhāgavata diz-se:

tad-vāg-visargo janatāgha-viplavo
yasmin prati-ślokam abaddhavaty api
nāmāny anantasya yaśo 'ṅkitāni yat
śṛṇvanti gāyanti gṛṇanti sādhavaḥ
(SB 1.5.11)

E do outro lado: na yad vacaś citra-padaṁ harer yaśo (jagat-pavitraṁ) pragṛṇīta karhicit tad vāyasaṁ tīrtham ... (SB 1.5.10). Tad vāyasaṁ tīrtham. Qualquer literatura que não tenha relação com o conhecimento de Deus, Tad, tad vāyasaṁ tīrtham, é exatamente como o lugar onde os corvos se divertem. Onde os corvos se divertem? No lugar imundo. E os cisnes, os cisnes brancos, eles têm prazer em uma água agradável e limpa, onde há jardim, há pássaros.