PTBR/Prabhupada 0981 - Antigamente todo Brahmana aprendia essas duas ciências, Āyur-veda & Jyotir-veda



Lecture on SB 1.2.6 -- New Vrindaban, September 5, 1972

Bahir-artha (SB 7.5.31), bahir significa externo, artha significa interesse. Então, aqueles que não sabem que o objetivo final de felicidade é Viṣṇu, eles pensam que por ajuste deste mundo externo... Porque nós temos externo e interno. Externamente somos esse corpo. Internamente somos alma. Todos podem entender que eu não sou este corpo, eu sou alma. Estou coberto por este corpo e, assim que me afasto deste corpo, o corpo não tem significância. Pode ser o corpo de uma alma muito importante, o corpo de um grande cientista, mas o corpo não é o cientista, a alma é o cientista. O corpo é instrumental. Assim como eu quero pegar algo, então a mão é meu instrumento. Portanto, na palavra sânscrita, essas diferentes partes do corpo, membros, são chamadas karaṇa. Karaṇa significa, karaṇa significa ação, agir, pelo qual agimos, karaṇa. Então, na te viduḥ svārtha-gatiṁ hi viṣṇum (SB 7.5.31), estamos agora iludidos sob o conceito deste corpo. Isso também é descrito no Śrīmad-Bhāgavatam, yasyātma-buddhiḥ kuṇape tri-dhātuke (SB 10.84.13), ātma-buddhiḥ kuṇape, kuṇape significa bolsa. Isto é um saco de ossos, músculos, pele e sangue. Na verdade, quando dissecamos esse corpo, o que encontramos? Um conjunto de osso, pele e sangue, intestinos e sangue, pus, nada mais.

Então kuṇape tri-dhātuke... Estas coisas são fabricadas por três dhātus, elementos, kapha, pitta, vāyu. Kapha mucu, pitta bile, and ar. Essas coisas fabricando. Essas coisas estão acontecendo. Depois de comer, essas três coisas estão sendo fabricadas, e se eles estão em ajuste, paralelos, então o corpo está saudável, e se há mais ou menos, então há doença. Então, de acordo com o Ayurveda - que também é Veda... Ayur significa extensão de vida, e Veda significa conhecimento. Isso é chamado Ayur-veda. Portanto, este conhecimento védico do período da vida é muito simples. Eles não exigem laboratório patológico, clínica, não. Eles exigem simplesmente estudar estes três elementos, kapha, pitta, vāyu. E eles, sua ciência é sentir o pulso. Vocês sabem, cada um de vocês, que o pulso está se movendo tick, tick, tick, tick, dessa forma. Então eles conhecem a ciência: sentindo a batida do pulso, eles podem entender qual é a posição desses três elementos, kapha, pitta, vāyu. E por aquela posição, constelação, eles... No Āyur-veda, śāstra veda, existem, os sintomas, com as... Essas veias estão se movendo dessa forma, o coração está se movendo dessa forma, batendo assim: então a situação é essa. Assim que eles entendem a situação, eles verificam os sintomas. Eles perguntam ao paciente: "Você se sente assim? Você se sente assim?" Se ele diz "sim", então está confirmado. As coisas internas, como o pulso está batendo, e os sintomas são confirmados, então o medicamento está pronto. Tome imediatamente o medicamento. Muito simples.

E antigamente todo brāhmaṇa costumava aprender essas duas ciências, Ayur-veda e Jyotir-veda. Jyotir-veda significa astronomia. Astrologia, não astronomia. Porque qualquer outro, menos que, menos inteligente que os brāhmaṇas, os kṣatriyas, os vaiśyas, os śūdras, eles precisariam dos brāhmaṇas para a saúde e o futuro. Todo mundo é muito curioso para saber qual é o futuro, o que vai acontecer depois, e todos estão preocupados com a saúde. Então os brāhmaṇas, eles simplesmente aconselhariam sobre a saúde e o futuro, então essa é a profissão deles e as pessoas lhes dão comida, roupas, então eles não têm nada com trabalho fora. De qualquer forma, isso é uma longa história. Então este corpo é um saco dos três elementos, yasyātmā-buddhiḥ kuṇape tri-dhātuke (SB 10.84.13).